terça-feira, 16 de novembro de 2010
Econegócios e a gestão
Publicado em 18-Oct-2010, por Gustavo Rocha
Na atualidade muito se fala de negócios com ecologia, sustentabilidade, redução de passivos ambientais, etc. Tais atitudes são imprescindíveis para a continuidade da vida na Terra.
Uma palavra se traduz quando falamos nestes assuntos: risco.
Risco de maremotos, terremotos, catástrofes, enfim, tudo que pode ser derivado da má administração dos recursos naturais.
Só isto?
Claro que não, ao trabalharmos em prol da ecologia, estamos buscando um mundo melhor físicamente para vivermos e deixarmos aos nossos filhos e netos.
E na gestão, como isto se opera?
Com a mesma palavra em questão: Risco.
Qual o risco que se tem ao não administrar o seu próprio negócio? Falência, perda de clientes, etc.
Qual o risco de não usar a tecnologia adequada ao seu negócio? Ficar fora do judiciário, competitividade em relação ao número de pessoas e trabalho a ser realizado (custo maior), etc.
Riscos, riscos… verdadeiras cicatrizes na alma das empresas que maculam os negócios quando não geridos adequadamente.
A gestão e tecnologia minimizam riscos e consequencias. Aplicar ao seu negócio não é impossível, basta ter persistência, colaboração e quebra de cultura…
Primeiro comece como na ecologia, com ações de planejamento e preventivas. Planeje melhor o seu próprio negócio, abrangendo os funcionários e perspectivas de mercado.
Sempre inclua o mercado no seu planejamento, ou seja, pense em alternativas viáveis para que o negócio sobreviva (plano B, novos negócios, objetivos diferentes, etc), assim como pensamos na energia eólica como fator de alternativa a luz eletrica.
Após, vá direto para ação, colocando em prática o planejamento. Não fique e foque apenas o planejamento. Planejar é maravilhoso, mas sem execução é inútil.
Tudo já está acontecendo? Ótimo, hora de verificar se tudo está andando bem, se a tecnologia está sendo útil ou sendo um fardo, enfim, momento de checar se o planejamento saiu como planejado.
Algo deu errado? Não se preocupe, isto acontece até na natureza. Neste momento é ideal não culparmos pessoas, mas sim o que deu errado e porque deu errado, com foco na solução do problema e não crucificar alguém por isto. A natureza ensina bem isto, já que a água encontra algum obstáculo ela não desiste, ela faz a volta e continua a correr…
A gestão e tecnologia assim como a ecologia tem muito a ensinar ao ser humano de como fazer mais e melhor. Foque nestes assuntos e colabore para um mundo melhor e um mercado mais saudável e competitivo!
_______________________________________
Artigo escrito por Gustavo Rocha – Diretor da Consultoria GestaoAdvBr
www.gestao.adv.br | blog.gestao.adv.br | gustavo@gestao.adv.br
Fonte: www.gestopole.com.br
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário