Às vezes só talento não basta para conquistar uma promoção, um cargo na empresa dos sonhos ou vencer a concorrência. Muitas vezes, vencer ou perder, fica por conta da estrela da sorte!
Por Julio Sergio Cardozo
Aí existe pouco de esoterismo. Infelizmente concluo que tem gente carimbada para não vencer. Há talentos que nunca tiveram oportunidade de usar esse bem tão precioso a seu favor. Por outro lado, uma minoria é dotada de condições indispensáveis para conquistar um lugar ao sol. Estatisticamente, quanto maior for a população, maior é o número de pessoas com melhor nível e qualidade.
Mas se fizermos uma simples comparação, haveria então mais talentos na China do que no Brasil, já que eles são em maior número do que nós? Talvez sim, talvez não. A realidade é que sorte, oportunidade, acaso, competência e predestinação são fatores que podem justificar o sucesso de alguns. Não tem nada de científico no que estou dizendo, mas a vida me ensinou que essas coisas existem.
Isso talvez explique porque há tanta gente incompetente no poder e tanta gente boa que não conseguiu. Já viram quantas e quantas pessoas durante a vida, sem a mínima condição de alcançar um cargo mais alto, acabam assumindo posição de destaque? É um grande paradoxo: pessoas sem a preparação necessária (bagagem profissional e formação acadêmica) chegarem lá.
Já me questionei muitas vezes: como é que essa pessoa conseguiu? Será que a empresa é que não soube avaliar as competências x exigências do cargo? Será que ela teria oportunidade similar em outra empresa? Muito se falava em estrela e tenho que acreditar que alguns têm estrela. Não basta apenas ser um grande talento. Sorte é aquele empurrãozinho que estava faltando. Como se diz por aí: é preciso estar no lugar certo, na hora certa. E você é uma pessoa de sorte?
Fonte: www.gestopole.com.br
Fonte: www.gestopole.com.br
Nenhum comentário:
Postar um comentário