Publicado em 26-Oct-2010, Edson Dos Anjos
Com a tecnologia da informação não há mais a necessidade de gerar informações, estas estão ao nosso alcance através de muitos meios, o que se precisa desenvolver é como e o que fazer com as informações a que se tem acesso hoje.
Dentro da educação, assim como em outras áreas, nota-se com clareza a falta de pessoas especializadas nesta área, pois é comum, por exemplo, a dificuldade nas escolhas de programas que melhor adaptem-se a realidade necessária, como programas em secretarias para distribuição de alunos por turmas, boletins, verificação de índices de aprovação e reprovação, matrículas.
Até mesmo nas bibliotecas de muitas escolas percebe-se a falta de habilidade para trabalhar-se com programas que facilitem o uso da mesma.
As salas de informática também se transformaram em “tormentos” para muitas escolas, onde há uma necessidade de esclarecimento aos professores de como que pode ser usada, pois as informações estão ali, não é preciso ser copiadas e sim analisadas, trabalhadas e discutidas pelos alunos.
Ainda podemos falar no uso dos celulares e calculadoras que parecem terem tornado-se grandes geradores de “indisciplina” nas escolas, quando deveriam estar sendo explorados e usados como geradores de informações e não como simples objetos de consumo.
Assunto como segurança e ética também precisam ser discutidos com o avanço da tecnologia da informação.
A educação tem um longo caminho a percorrer no campo da tecnologia da informação para que esta venha a ser usada a favor da mesma, para isto precisamos de pessoas capazes e dispostas no seu estudo.
Quem sabe aí não está surgindo um amplo campo de mercado de trabalho para nossos jovens?
Arlete Gomes Botelho, pedagoga
Fundação Universidade de Rio Grande - FURG
A Tecnologia da Informação na Empresa - (TIE)
Como participo nos momentos importantes de transformações em uma empresa, vivi muitas experiências a respeito da comunicação dentro das empresas.
No que se diz respeito a implantação da Garantia da Qualidade, tão difícil é a comunicação, porque você vai mudar todo um sistema que já se tornou padrão nessa empresa (cultura)
É como a a pedagoga define muito bem a TIE (Tecnologia da Informação na Escola)
A Tecnologia da Informação na Escola como na Empresa tem um longo caminho até que possa ser usada em seu favor.
Edson dos Anjos – Consultor de Empresas
Do site: www.gestopole.com.br
Nenhum comentário:
Postar um comentário