quarta-feira, 26 de setembro de 2012
Vantagem Estratégica x Necessidade Competitiva
São tantas palavras no dicionário corporativo que fica difícil escolher quais delas são mais importantes ou decisivas para o seu negócio.
Longe de se estabelecer uma competição pela importância de uma ou outra palavra o que precisamos efetivamente refletir é em quê nossa empresa efetivamente é EXCELENTE.
E na busca frenética pela excelência, a reflexão entre VANTAGEM ESTRATÉGICA versus NECESSIDADE COMPETITIVA se faz tão necessária quanto imprescindível para o sucesso do seu negócio.
Hoje existe muita confusão entre esses dois termos, e o que pode ser vantagem para você nada mais é do que algo comum no mercado para o seu cliente.
Vamos nos ater a esse assunto com um pouco mais de atenção.
VANTAGEM ESTRATÉGICA não é algo que necessariamente só a sua empresa tem, mas sim, o que a torna diferente pelo MODO COMO É EXECUTADA. Todos falam em bom atendimento, mas caso o seu cliente não perceba isso... Pronto! Esqueça a vantagem estratégica. Vantagem estratégica está longe de ser algo mirabolante, mas sim o que torna a sua empresa excelente. Quais são os PONTOS FORTES da sua empresa? Em quais quesitos você e sua equipe podem afirmar: - Uau, nisto somos os melhores! Invista mais TEMPO, CONHECIMENTO E DINHEIRO nos pontos fortes.
São os PONTOS FORTES da sua empresa que validam a sua vantagem estratégica. VANTAGEM ESTRATÉGICA tem tudo a ver com o LONGO PRAZO, sua capacidade de INOVAR, fazer ALIANÇAS, ATRAIR e RETER TALENTOS, entre outros pontos.
NECESSIDADE COMPETITIVA é o que a sua empresa precisa no mínimo para sobreviver. Itens como PREÇO, DISTRIBUIÇÃO, LOGÍSITICA e QUALIDADE DO PRODUTO são diferenciais importantes, mas que em determinados momentos são muito similares entre concorrentes. É claro que ser único e o melhor em dos itens citados acima é sempre bom, mas difícil de sustentar essa vantagem a longo prazo. NECESSIDADE tem a ver com agora. O quê preciso hoje para ser pelo menos considerado como uma opção de compra para o meu cliente?
Muitos gestores confundem um conceito com o outro e, pelo correr do dia a dia, descuidam da VANTAGEM ESTRATÉGICA em função da NECESSIDADE COMPETITIVA.
Ambas são importantes e complementares e pelo sim ou pelo não, melhor não descuidar nem de uma e nem de outra.
Paulo Araújo | Publicado em: 14/08/2012, no site: www.qualidadebrasil.com.br
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário