sexta-feira, 16 de novembro de 2012
Deus e os Negócios
Olá queridos empreendedores,
Muita gente tem o costume de dizer Seja o que Deus quiser ou Se for da vontade de Deus, que seja. Não vou entrar no âmbito religioso, o que quero fazer é uma comparação entre essas frases e o empreendedor que deixa de planejar com muito cuidado seus negócios.
Quando pensamos em um novo empreendimento devemos seguir muitos passos e etapas;
Idea,
pesquisa de viabilidade,
recursos financeiros,
público,
concorrência, dentre outros mais.
Então como começar um negócio na onda do Seja o que Deus quiser. Alguns empresários chegaram ao sucesso apenas usando sua intuição. Mas é importante lembrar que a intuição é apenas um start, a manutenção dessa intuição é o problema. Pesquisas do Sebrae mostram, empresas que fecham as portas antes mesmo de completarem um ano.
Isso é falta de planejamento. Um produto, serviço, podem ser uma ótima sacada e, se o planejamento for um fiasco, o fim sempre será o destino. Você daria um carro potente para seu filho de dez anos dirigir no trânsito de São Paulo? Claro que não. O carro é uma ótima ideia, um ótimo produto, mas seu filho não tem maturidade para dirigir esse carro.
Sem planejamento e muita pesquisa para dar o tiro certeiro, ficamos na base do Seja o que Deus quiser. E quer saber ? Deus nessas horas deve olhar para o planejador e dizer. Eu? Não tenho nada com isso, o negócio é seu. Se você for responsável e fizer as coisas certas, eu até dou uma forcinha, caso contrário, tô fora.
A situação dos empreendedores deste nível é muito mais grave que parece. Eles estão sempre abrindo coisas novas, falindo e abrindo. Isso tudo causa enormes consequências para o mercado e para as pessoas em geral. São perdas financeiras, morais e sonhos destruídos.
E a boa intenção? Ela existe, mesmo esses empreendedores desastrados têm ótimas intenções. Eles querem dar certo. Minha avó sempre dizia É, mas de boa intenção o inferno está cheio.
Junte uma boa idéia, a uma boa intenção e a responsabilidade.
Seu negócio vai decolar.
Alessandro Baitello | Publicado em: 21/08/2012, no site: www.qualidadebrasil.com.br
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário