quinta-feira, 8 de novembro de 2012

Investigação Empresarial!



Olá caros amigos empreendedores,

A investigação empresarial pode ser vista de várias maneiras ou até confundida com espionagem, mas não é nada disso. Vamos pensar como os filósofos. Recebem a notícia, analisam, refutam, compõem e chegam a conclusões momentâneas. Isso tudo deve ser a base de um bom empreendedor.

A investigação de mercado e dos concorrentes devem ocorrer incasavelmente, porque neste momento seu concorrente está fazendo o que você deveria fazer. Acredito que estar atento ao que acontece dentro se sua empresa é primordial, mas o que acontece na concorrência é fundamental. Lançar um produto, prestar serviços, inovar, sem antes consultar lá fora, pode ser uma navalha na garganta.

Empreendedores altamente intuitivos costumam errar muito mais, os intuitivos e antenados com o mercado erram menos, mas são os intuitivos, antenados e estrategistas que dominam a situação. Qual deles você é?

Amar o que se faz não é o suficiente. Achar, sonhar, ter garra, não fazem de você um empreendedor. Juntar todas suas virtudes e a preparação, como estudos, cursos e treinamentos é que o tornam empreendedor. Perceba quantos pseudoempreenderes têm muita vontadade.

É como o velho artista- uma câmera na mão e uma ideia na cabeça. Não pode ser assim! Obviamente muitos deram certo, arriscando todo um capital num projeto audacioso e com pouca estratégia, mas acredite, estão sempre na corda bamba. Outros, mais espertos, que passaram por essa experiência e deram certo, logo tomaram a decisão de contratar pesquisas, diretores e gente especializada no mercado para dirigir seus negócios.

O mundo dos negócios aceita erros sim, mas erros programados, ou seja, a partir de um grande planejamento onde até o que poderia dar errado já está programado, é ai que entra o plano B. Empreendedorismo vai além da paixão, razão e sorte.

É como um casamento- seder, arriscar, compartilhar, devem ser regras a serem seguidas a risca, mas sem nunca peder a ternura.

Investigue, refute, componha. Ser empreendedor é aproveitar cada espaço do paraíso.






Alessandro Baitello  |  Publicado em: 25/09/2012 , no site: www.qualidadebrasil.com.br






Nenhum comentário:

Postar um comentário