sexta-feira, 16 de novembro de 2012

Você Como Líder Está Interessado Em Bater Metas ou Quebrar Recordes




Durante as olimpíadas, poucos foram os jogos e competições individuais que pude assistir. Entretanto, duas me emocionaram. A primeira delas foi com o brasileiro, Arthur Zanetti, que ganhou a medalha de ouro e combateu o tricampeão do mundo, o chinês Yibing Chen.

“Com 15.900 pontos na sua excelente apresentação, o brasileiro superou o grande favorito da prova, o chinês Yibing Chen, tricampeão do mundo e que era o atual campeão olímpico nas argolas, o chinês que fez 15.800 pontos ficou com a prata.” – Mauricio Moura

E a outra foi  a vitória do vôlei feminino.

“O vôlei feminino do Brasil fez história neste sábado, em Earls Court, Londres. Com uma vitória de virada sobre os Estados Unidos, por 3 sets a 1, a seleção conquistou a medalha de ouro, defendeu seu título olímpico e conseguiu, pela segunda vez nas participações brasileiras nos Jogos, repetir uma campanha vitoriosa em Olimpíadas consecutivas.” - Revista Veja

Quando observamos um atleta olímpico, o que nos vem à mente não é nada diferente de: disciplina, perfeição, dedicação, sacrifício, perseverança, determinação e persistência. Estas virtudes, já os tornam especiais, com ou sem as  medalhas. As medalhas, representam de forma concentrada, tudo o que são, mais a superação e a quebra de recordes.O fato de terem chegado às olimpíadas, os eleva a um patamar especial. Significa que são os melhores, dos melhores, por assim dizer. Entrentato, para estes atletas chegarem lá, precisam de um líder que os incentive, os motive, acredite no desempenho e no talento deles. Além do apoio da familia, claro !

Caso contrário, depois de tantas dores musculares, tantos sacrifícios, um atleta poderia simplesmente dizer:”tudo bem, já deu pra mim”. Muitas vezes, isso deve passar na cabeça de um atleta, mas... este agente especial, o líder, o coach, que acredita naquele talento, naquele potencial agregando valor para todos os demasis componentes, não o deixa esmorecer; não deixa o seu talento se abater ao ponto de desistir...Ele poderia simplesmente responder ao atleta: “tudo bem, você quer desistir ?... eu tenho mais vinte que podem te substituir”. Sabemos que existem muitos talentos no esporte... Por que o treinador, o coach, jamais diria isto a um alteta em seus momentos difíceis? Este é o nosso assunto deste post de hoje:

Se você como líder,  quer mais do que bater metas. Se pretende quebrar recordes... É preciso, antes de qualquer coisa, formar um time !

Mas, o que é necessário para formar um time?

Antes de mais nada, há que esclarecermos as diferenças entre grupo, time e equipe. Um grupo pode se encontrar em uma esquina ( um grupo de pessoas), o que não significa dizer que sejam um time. Uma equipe, pode ser um grupo de pessoas que trabalham juntas em um mesmo setor, departamento, etc... Uma equipe de alto desempenho , não é um time de alto desempenho. Uma equipe de vôlei que se encontra aleatóreamente, com trocas de participantes constantes, embora seja uma equipe, não é um time. Podemos formar uma equipe de futebol em qualquer momento na praia. Para isso, basta recrutarmos interessados em jogar uma partida e... voilà ! vão aparecer diversos interessados... isto é uma equipe, não um time. Naquele momento estão unidos, envolvidos; mas não comprometidos.

Mas, o que torna um time diferente de uma equipe, de um grupo?

O significado da palavra time “team”

1.Do Inglês TEAM, originalmente “conjunto de animais unidos entre si”, por uma canga ou cordas. Mais tarde se aplicou a “grupo de pessoas agindo com a mesma finalidade”. W.origemdapalavra.com.br

Esta prática de alinhar os bois, tinha o objetivo de juntá-los para criar uma força, focada compartilhada para o transporte de materiais pesados. Imagine, que se um deles caísse, o outro também cairia, o desempenho de um, dependia do do outro.

No mundo dos humanos, um time se diferencia de uma equipe, porque EXIGE envolvimento emocional, além da técnica, do conhecimento, dos objetivos: EXIGE comprometimento, sacrifício, determinação, persistência .

Quando conseguimos alinhar mentes, percepções, sentimentos, vontades, sonhos; e, damos uma forte pitada de foco e direcionamento... conseguimos formar um time. Em um time, não existem perdedores ou vencedores isolados. Não há o sacrifício de um em detrimento de outros. Há o sacrifício conjunto em detrimento de UM. A perda de um membro do time é vista como um pedaço. Na maioria das vezes, quando um membro sai de um time corporativo, outros assumem o seu papel, porque adicionar um outro membro, leva tempo, dedicação e aprendizagem. Por este motivo, existe uma Metodologia prórpia para se formar um time. Não se forma um time da noite para o dia. Isto porque o time, para ser time, tem que aprender a ser time. Precisa de aprendizagem. Esta aprendizagem acontece depois da formação, quando o time passa por diversas etapas de desenvolvimento.

A cada etapa, uma nova aprendizagem, um novo resultado alcançado, um novo desafio, uma nova superação. Formar um time implica em discussões, em stress, também... A esta etapa, a Metodologia denomina “storming” (que vem do Inglês: tempestade, agastar-se, irritar).

Este time precisa, aprender a compartilhar, aprender, sentir e empreender, como se fosse UM.

“É comum ao perguntarmos a um membro de um time o que o faz sentir-se bem no seu trabalho, e obtermos a seguinte resposta: ser parte de alguma coisa, maior do que eu mesmo” – Jon Katzenbach e Douglas Smith, 1994

Portanto, um(a) líder de um time, assim como seus membros, não estão interessados em apenas “bater, alcançar, atingir” suas metas... Estão interessados em bater recordes. Estão interessados em construir algo nunca feito antes. Estão interessados em serem agentes de mudança ! Veja que eu digo no PLURAL. O time inteiro se interessa, não só o líder !

Se o seu objetivo é ter uma equipe que cumpra com as regras normais, que não ouse, que não vá mais além... fique onde está... com seu estilo de liderança.

Se, por outro lado, o seu objetivo é o de ser o coach, o incentivador, o impulsionador de um time de campeões, que apesar das regras, pensa em soluções, que pensa em alcançar grandes resultados além das metas normais... Se está disposto a conhecer a sim mesmo em suas qualidades e defeitos, em deixar seu ego e seu cargo de lado em alguns momentos ; e, também, vez por outra, se colocar no lugar de membro, para que outro seja, naquele momento o líder da situação... Você está pronto(a) para formar seu time e QUEBRAR RECORDES !

Já formei diversos times e, em cada um deles, comecei como líder. E, em cada um deles, me portei como um membro... e, o mais importante para mim: em cada um deles, deixei  verdadeiros líderes. Cada um deles tinha, em sua essência, a vontade de realizar, de auto superação. Cada um deles, cujos rostos e personalidades nunca esquecerei, contribuiram para o meu crescimento individual.

Obrigada aos times que formei e seus recordistas ! Vocês merecem, estejam onde estiverem, uma medalha ! (principalmente, por me aturarem kkk)

Pax,lux,


Rejane Santos  |  Publicado em: 17/08/2012, no site: www.qualidadebrasil.com.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário