quinta-feira, 18 de fevereiro de 2010

Como não ser despedido III


A qualquer momento um consultor tipo Clooney poderá entrar na sua sala. Por isto, meu grande conselho a todo funcionário é:
TENHA O SEU CURRÏCULO SEMPRE ATUALIZADO.TENHA SEMPRE UM PLANO B.

Namore uma outra empresa de tempos em tempos, inclusive para se manter treinado no processo de entrevistas.

De 6 em seis meses, compare o seu currículo atualizado.

Se ele está claramente melhorando, se você está se aprimorando, aprendendo mais, tendo maiores desafios, arriscando mais, suas chances de perder o emprego são pequenas. A empresa dever estar percebendo isto, mesmo que você esteja ficando mais velho. "Jorge não está envelhecendo, ele é o primeiro a aderir às novas tecnologias, parece um moço de 18".

Se for despedido, por erro de avaliação da empresa, o que muitas vezes ocorre, o seu currículo certamente lhe garantirá emprego em 2 meses.

Se você notar que a cada 6 meses o seu currículo permanece igual, não muda, então faça um favor a si mesmo. Peça demissão, antes que eles te demitam.

Aí você evitará o constrangimento de ser demitido por um consultor.

Empresas socialmente responsáveis também demitem funcionários, mas fazemos isto pessoalmente. Quem contratou você tem que ser o mesmo que irá lhe demitir, uma questão de ética corporativa, e que reduz o número de demissões.

Mas nestes casos tentamos ver o que mais você aprendeu. "Lamentamos mas não precisamos mais do seu departamento de verificação, e por isto seus serviços não são mais úteis para a empresae e o consumidor. Mas notei que você fez um curso de SQL, e nosso departamento de informática pode querer seus novos conhecimentos.

O salário é menor, é um cargo mais júnior, mas seria uma alternativa que apresentaríamos a você, se não fosse ilegal no Brasil abaixar o salário de um funcionário. Teremos que despedí-lo por força da lei, e torcer que você consiga este mesmo cargo numa outra empresa
.
Do blog do Stephen Kanitz

Nenhum comentário:

Postar um comentário