segunda-feira, 8 de fevereiro de 2010

A formação do Líder XLIII


Liderança – Processo Pessoal Dinâmico

Dinâmica da Mudança

A função principal do administrador, então, é vencer a resistência à mudança, não somente dos empregados, mas também dos fornecedores, clientes e todos quantos se relacionem com a empresa. Se não houvesse resistência humana, efetuar mudanças seria uma coisa relativamente simples. As pessoas acolhem ou temem a mudança, dependendo de como isso as possa afetar. A mudança pode afetar os rendimentos, a ambientação física, o “status”, a estima, as relações grupais, as relações de poder, a oportunidade de autodesenvolvimento ou a liberdade de ação. Além de tudo, as pessoas precisam de tempo antes de se comprometerem.

Os meios disponíveis para induzir um comportamento modificado se baseiam em acalmar receios e satisfazer necessidades. O homem sempre receou o desconhecido, e a mudança representa o desconhecido. Como não sabe como será afetado, deverá ser preparado com antecedência para esse tipo de mudança. Isso requer boa comunicação, incluindo uma explicação do propósito da mudança, seu prazo e a previsão do efeito sobre cada indivíduo.

Depois, é preciso um prazo para que o subordinado se acostume à idéia de mudança e para avaliar o seu efeito. Quando a condição de membro de um grupo é importante para o subordinado que necessita mudar, o grupo pode induzir a mudança. As pessoas mudam de bom grado para preservar sua condição em grupos a que desejam pertencer.


Nenhum comentário:

Postar um comentário