terça-feira, 2 de fevereiro de 2010

A formação do Líder XLI



Liderança – Processo Pessoal Dinâmico

Atitudes cultivadas pelos líderes

Conhecimento de si mesmo – O campo de atuação dos psicólogos é exatamente facilitar às pessoas o conhecimento dos motivos que as levam a se comportar de determinada maneira e também a causa de certas reações, falta de reações, ou mesmo, hostilidade aos outros.

É impossível ser enfático e objetivo sem autoconhecimento. O fato é que algumas pessoas irritam outras inconscientemente com sua atitude, palavras ou ações habituais. Freqüentemente a simpatia, a cooperação e a aprovação evocam a reação desejada, ao passo que a irritação apenas a prejudica. Portanto, é conveniente saber o que se está fazendo.

O administrador – como todo mundo – deve saber o efeito que causam suas atitudes e hábitos sobre os seus semelhantes de forma a poder corrigir aqueles que evocam uma reação negativa. Isto é, deve cultivar o conhecimento de si mesmo e servir-se dele inteligentemente, observando as rações favoráveis e desfavoráveis, procurando analisar suas causas.

É fundamental lembrar que nem todas as pessoas reagem de uma mesma maneira a qualquer estímulo. As pessoas são diferentes. Nem todos se irritam pelas mesmas coisas. Além do mais, as pessoas reagem diferentemente em momentos diferentes a uma mesma coisa, dependendo de seu clima interior momentâneo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário