quarta-feira, 21 de abril de 2010

A formação do Líder LXIV



O ambiente

Os segredos da mudança

Esteja aberto a mudanças!

Além de gerenciar, o gerente tem que liderar. Para isso a tradição é irrelevante. O passado, com seus hábitos e atitudes não tem o menor vínculo com o presente. O passado acabou e você não pode fazer nada quanto a isso. Certo ou errado, bom ou ruim, você aprende com ele, mas ele não pode fazer nada por você.
O que era adequado às necessidades da empresa no passado não se torna necessariamente adequado às necessidades do presente. O respeito às tradições não influencia necessariamente o sucesso ou fracasso de uma empresa hoje. Essa condição está muito mais ligada à capacidade de reformular a empresa e fazer que as pessoas trabalhem de uma nova maneira.
Adaptar as pessoas à realidade é tão importante quanto adaptar a empresa. Para conservar a empresa competitiva é necessário que todos estejam extremamente concentrados e determinados. E uma forma de evitar recair nos hábitos antigos é manter a empresa permanentemente aberta a mudanças. Pois, a empresa não ganha nada se abandonar os antigos padrões e depois permanecer em outro padrão inflexível.
É importante manter os executivos como se estivessem entrando no emprego, refletindo seriamente sobre o que pode ser melhorado.

Nenhum comentário:

Postar um comentário