sexta-feira, 9 de setembro de 2011

9 de setembro, Dia do Administrador

Considerada recente no Brasil, a profissão de administrador teve sua regulamentação a partir da Lei 4.769 em 9 de setembro de 1965, data em que se comemora o Dia do Administrador. A criação dos Conselhos Federal e Estaduais de Administração aconteceu na mesma época, pela mesma legislação que regulamentou a profissão e também por delegação do Ministério do Trabalho.

O Conselho acredita que o zelo pelo exercício profissional não se limita à fiscalização, estende-se à difusão das melhores práticas da gestão de empresas e ao aprimoramento dos administradores através da difusão massiva das tendências existentes no mercado e desenvolvidas nos campos de atuação do administrador, entre outras ações.

Atualmente com mais de 77 mil profissionais e 12 mil empresas registradas, o Conselho tem acompanhado o crescimento da economia brasileira e o impacto positivo sobre a carreira de administrador – altamente valorizada em um mercado aquecido pela criação e o desenvolvimento de novos negócios. Essa nova realidade exige o trabalho de profissionais capazes de proporcionar condições organizacionais cada vez mais eficazes. E o CRA-SP está atento nesse sentido ao realizar diferentes ações para as áreas primordiais de atuação do administrador: administração geral, administração e seleção de pessoal (RH), organização, análise, métodos e programas de trabalho, orçamento, administração de material e financeira, administração mercadológica, administração de produção, relações industriais, bem como outros campos.

E, diante de um novo cenário, no qual o modelo do administrador tem evoluído constantemente, como apontam diversas mídias, o CRA-SP tem se posicionado e levado aos profissionais temas como sustentabilidade, criação e inovação, envolvendo, é claro, as novas tecnologias. Tudo isso para atender ao novo perfil do profissional: jovem (em média 30 anos) e com leve predominância do sexo masculino (52,6%).

Com isso, tem levado aos profissionais e a sociedade informações atuais, dinâmicas e importantes, por meio de seus canais de comunicação como, por exemplo, a Revista Administrador Profissional e o CRA Online. O Conselho também realiza em sua sede palestras gratuitas e abertas ao público, além de cursos e cortesias.

O CRA-SP está representado no interior paulista através de oito Delegacias Regionais (Bauru, Campinas, Jundiaí, Piracicaba, Santos, Sorocaba, São José do Rio Preto e Ribeirão Preto), as quais trabalham também para difundir a missão do Sistema CFA/CRAs.

Aproximando a comunicação

O CRA-SP tem se aproximado de seu público por meio de eventos e projetos que estreitam a relação e a tornam uma via de mão dupla. Prova disso é o Programa de Relacionamento Acadêmico, desenvolvido pelo Conselho. Com ele, alunos dos cursos de Administração assistem a palestras de temas da atualidade e conhecem um pouco mais da profissão e o do CRA-SP.

Dando continuidade aos trabalhos desenvolvidos dentro das Instituições de Ensino, o Conselho também promove o Encontro do Conhecimento da Administração – Encoad, realizado pelos Grupos de Excelência do Conselho. O evento reúne diversas palestras simultâneas com temas de importante relevância no cenário atual e traz, como o próprio nome já diz, mais conhecimento para alunos e profissionais da área.

Para mensurar a participação e também saber a opinião dos seus registrados, o CRA-SP elabora regularmente as enquetes, que abordam assuntos de extrema importância no dia a dia da sociedade. Os profissionais se manifestam e indicam suas preferências, principalmente com questões ligadas ao mercado de trabalho, remuneração e motivação.

Eventos

Em 2011, para comemorar seus 46 anos, o CRA-SP vai realizar no dia 22 de setembro uma grande solenidade no Memorial da América Latina. O auditório Simón Bolivar receberá a Banda Sinfônica do Estado de São Paulo em um concerto exclusivamente dedicado às comemorações para o Dia do Administrador.

Esse projeto inédito acompanha a evolução do CRA-SP em busca do reconhecimento e importância da profissão. O prêmio Administrador Emérito deste ano, por exemplo, contou com a participação de toda a sociedade, que pode indicar nomes para a eleição do profissional que receberá o título. Com isso, profissionais de diversas áreas puderam entender, participar e prestar uma homenagem ao administrador que melhor contribuiu para o desenvolvimento, não só da profissão, mas também da sociedade.

Recebido do CRA ON-Line

Nenhum comentário:

Postar um comentário