quarta-feira, 28 de setembro de 2011

Qualquer Um Pode Tornar-se Auditor de Qualidade?


A alta administração de uma organização certificada ISO 9001 precisa saber se o Sistema de Gestão da Qualidade adotado continua eficiente  e adequado, se os integrantes dos seus diversos grupos dos setores de  Projeto, Produção, Controle da Qualidade e outros, estão cientes da necessidade de cumprimento dos dispositivos do SGQ, se estão qualificados para as tarefas que executam e se estão cumprindo com propriedade. 

Essa verificação, essa supervisão, pelo fato de atingir a todos os setores envolvidos com a produção, tem que possuir uma absoluta independência de ação relativamente aos setores supervisionados e fiscalizados.

A essa verificação, dá-se o nome de Auditoria Interna da Qualidade.

Dentro de um Sistema de Gestão da Qualidade, a auditoria tem duas importantes finalidades:

- Verificar se o Sistema está sendo cumprido conforme o estabelecido no Manual da Qualidade;

- Aprimorar o Sistema através da análise crítica de procedimentos que estão sendo utilizados, visando a

  aumentar a sua eficiência;

A auditoria interna é um dos mecanismos mais eficazes para o aperfeiçoamento de um Sistema de Gestão da Qualidade. Sua base é a verificação de uma dada atividade, objetivando fatos que caracterizem sua implementação e eficácia. É um processo de avaliação humana para determinar o grau de aderência a normas prescritas (critérios,padrões, procedimentos), resultando em um julgamento.  Define-se como uma atividade planejada e documentada, executada para determinar a efetividade da implementação, a adequação e a conformidade a procedimentos, instruções, desenhos ou outros documentos aplicáveis.

É feita por investigação, exame ou avaliação de evidência objetiva. Uma auditoria interna não deve ser confundida com atividades de inspeção ou de fiscalização, executadas para o objetivo único de controle ou de aceitação de produto.

Uma auditoria é, portanto, uma atividade sistemática de avaliação para determinar sua adequação a critérios pré-determinados e verifica a conformidade das práticas e atividades executadas em relação àquela documentação. Mas não é uma coisa feita ao deus-dará, ao alvedrio de qualquer um,  sua execução e desenvolvimento está amarrada ao conteúdo da Norma ”Auditoria Interna da Qualidade - Diretrizes para Auditoria de Sistemas de Gestão da Qualidade - ABNT NBR ISO 19011:2002”.

E o que é que faz um  Auditor Interno de Qualidade? Define-se como sendo uma pessoa qualificada para planejar e conduzir auditorias de acordo com normas aplicáveis. O Auditor Interno de Qualidade pode ser considerado como aquele que executa qualquer parte de uma auditoria, incluindo as funções de técnico especialista.

Podem ainda ser certificados ou simplesmente designados por autoridade superior. E qualquer um, qualquer pessoa pode ser um auditor? Pode! Desde que possua um grau médio de ensino, no mínimo, independentemente de ser curso técnico, de qualquer área (tecnológica, administração, saúde e etc) e desde que possua o curso/treinamento específico ministrado por qualquer uma das várias entidades que o disponibiliza, inclusive a Associação Brasileira de Normas Técnicas - ABNT.

As portas deste mercado estão abertas e escancaradas para qualquer um que esteja interessado. Algumas características, contudo, são de grande importância, tais como ser ético, ter a mente aberta, ser diplomático, observador, perceptivo, versátil, decisivo e focado, muito focado, naquilo que executa.

O trabalho do Auditor pode também ser definido como sendo uma atividade formal e documentada, executada pôr pessoas que não tenham responsabilidades direta com a área auditada,, sendo estas pessoas devidamente habilitadas e treinadas, utilizando-se de métodos de coletas e análise de informações baseadas em evidências objetivas e imparciais. É executada e balizada através de uma Norma ou um Check List de Auditoria.

Dentre as responsabilidades de um Auditor Interno de Qualidade cabem ainda coordenar os programas de auditoria interna dos sistemas e procedimentos relacionados com a qualidade, visando identificar não-conformidades e orientar os usuários quanto ao correto entendimento e aplicação das normas e procedimentos, fazer o acompanhamento das recomendações feitas às áreas auditadas para verificar a sua implementação ou ações corretivas adotadas, avaliar o resultado das modificações ou correções implantadas e outras tantas, concomitantes com as características de cada organização. Não tem mistério, e qualquer um pode vir a ser um bom Auditor Interno de Qualidade.

Autor: Mauricio de Oliveira

Publicado em: 08/09/2011, no site: www.qualidadebrasil.com.br

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