segunda-feira, 12 de setembro de 2011

Desenvolvimento o Berço da Qualidade



Muitos falam que a família está perdendo valores morais, desintegrando,  todos querem levar vantagem, não dá para acreditar mais no Brasil.

Minha opinião é a falta de Qualidade.

 Procure caminhar por 1 hora por seu bairro ou no lugar que desejar e constatará que a situação é crítica.

Alguns riscos que estará sujeito durante a caminhada:

    Ser atropelado por um motorista estressado, ou que está no celular, ou com pensamentos outros e não com atenção no volante.
    Ser assaltado, e sujeito a conseqüências como ser alvejado e morrer, ficar aleijado e com a saúde prejudicada. 
    Ser parado por vários pedintes pelo caminho.
    Ver todo tipo de lixo jogado pelas ruas e avenidas, uma imundice.
    Ver mendigos deitados, com uma garrafa de pinga ao lado, e cobertos ou com um cobertor fino ou papelão, algumas vezes se relacionando sexualmente com outra indigente sem se incomodarem com o seu redor.
    Se esconder de um tiroteio por causa de um assalto a banco ou outro estabelecimento.
    Motoqueiros que podem roubar bolsas de pessoas distraídas e preocupadas, principalmente idosos.
    Jovens passando por você fumando maconha tranquilamente.
    Vários locais vendendo jogo de bicho, não  sou contra, mas  é contra a lei, porque não são legalizados.   
    Estar sujeito a ser mordido pelo mosquito  da dengue.
    Pisar nos dejetos de cachorros ou gatos, e porque não, até do ser humano contaminado com doenças transmissíveis.
    Poder cair em um buraco na calçada.
    Orelhão de telefone quebrado pelos vândalos.
    Não encontrar um cesto de lixo colocado pelos nossos representantes pagos com nossos impostos para isso.
    Etc.........................................................

Não sou moralista e não pretendo ser, mas mostrei um exemplo de Qualidade que nossos dirigentes afirmam para a imprensa que estão trabalhando para que estes fatos diminuam, “me engana que eu gosto” – “quem sabe faz agora não espera acontecer”.

Aliás, pergunto quando isso vai acabar?

Veja os serviços prestados pela empresas de comunicações, gás e outras, nunca cumprem as datas negociadas para serem cumpridas mesmo ligando a ouvidoria, comprava-se pelas reclamações no  Procon, estão preocupados com seus clientes, será que estes gestores estão preocupados com isso ou só visam lucros. A imprensa não comenta porque são seus clientes na propaganda as vezes enganosas.

Veja os hospitais e pronto- socorros como a Santa Casa e Santa Marcelina, sem condições de trabalho,isto se deve a gestão/administração/Qualidade.

Quantos bens compramos,  e se não tomarmos cuidado de qualificar na loja, teremos grandes problemas com quem nos vendeu e com o fabricante seria o mesmo que não comprar e nos deixa frustrados e revoltados, creio que todos já passaram por estas situação, diminuindo sua saúde.

As empresas que devem cumprir as legislações, muitas vezes se vêem impossibilitados de produzir com qualidade devido a qualidade do material que lhe é fornecido e que compram na confiança ou propositalmente pelo preço vantajoso.

Mas os empresários (existem exceções) em todos os campos inclusive hospitais, não estão utilizando o número suficiente de funcionários para executar uma determinada função.

Muitas vezes um funcionário deve trabalhar por três funcionários e sobre pressão, em horários sem descanso, trabalhando 48 horas seguidas e se cometem um erro como em hospitais e são penalizados judicialmente.

O empresário visa o lucro, e não está preocupado com a qualidade de vida do funcionário e de seu a qualidade de seu produto, e como tem dinheiro tem como se defender com bons advogados contra pobres coitados de funcionários e consumidores.

O funcionário estressado, que tem que sustentar seus filhos e cumprir com seus compromissos, faz muitas coisas que contrariam a ética, ele não queria fazer, mas se não fizer rua, como fica a ética que aprendeu durante a sua formação profissional. Tornam-se vítimas do sistemas e muitos se tornam depressivos.

Creio que os empresários deveriam contratar bons administradores/ gestores e não “puxa sacos” que estão lhe orientando de forma errada e lhes prejudicando e o empresário não percebe ou é isso que ele quer devido a sua ambição.

O número suficiente de funcionários deveriam ser contratados, um time de futebol para ser eficiente tem que ter 11 jogadores além dos reservas, formula 1 é uma equipe, não se toca violino com uma corda, uma orquestra tem que ter o número suficiente de músicos competentes.

Este número suficiente de funcionários deixaria o empresário mais confortável no sentido de menos problemas, além de aumentar seus lucros.

É muito fácil calcular o custo de fabricação que deve ser diário, só para exemplicar:

Custo de fabricação de um produto é:

Custo da matéria-prima + Custo do Material de Embalagem + Custo de Mão de Obra /Hora    

Se comprar matéria-prima ou de embalagem de baixa qualidade com a metade do preço, poderá ter grandes problemas , pois o custo de mão de obra poderá aumentar muito podendo tornar o produto sem lucro e não ter a qualidade desejada para a função que destina o produto.

Ainda no Brasil os empresários e administradores/gestores  públicos e privados não estão acostumados com a Qualidade e não investem em desenvolvimento, nos tornando dependentes de produtos importadas que em alguns casos não funcionam.

O desenvolvimento de um bom produto,  de uma boa educação, e um bom sistema de segurança pública, de saúde dependem do bom desenvolvimento deste sistema que  é o berço da Qualidade.

Para atingirmos a qualidade há necessidade de investir em desenvolvimento com profissionais competentes, com condições ideais de trabalho em número suficiente para desempenhar suas funções com satisfação o que lhe irá permitir trabalhar e criar a Qualidade que todos sonhamos.  

Autor: Darcio Calligaris 

Publicado em: 29/08/2011, no site: www.qualidadebrasil.com.br
  

Nenhum comentário:

Postar um comentário