quinta-feira, 17 de maio de 2012

Aprendendo a aprender



Nas reflexões de caminheiro – acabo de chegar – me ocorreu uma conexão com seletiva e respeitada equipe para complementar com uma mensagem construtiva que não foi dita: Sonhe! Acredite! Empreenda!

Tenha a Coragem de Errar! Corra Riscos! Aprenda a Pensar! Seja Curioso! Analise suas Forças, esqueça suas fraquezas! Esteja atento às Oportunidades! VOCÊ é ÚNICO no MUNDO! Assim, não permita que ninguém faça por você: CONSTRUA SEU FUTURO! Afinal, é lá que você vai passar o resto dos seus dias!

É uma mensagem para todos, mas corre particularmente na demanda de mentes brilhantes, carência de todos nós. Mentes capazes de promover a construção de um futuro melhor. É essa a missão. É esse o compromisso.

Precisamos nos encontrar urgentemente com o futuro. Com o desejo por mudança. Assumir compromisso e a responsabilidade na medida da qualificação de cada um.

É fundamental estar atento às armadilhas da normose e dos paradigmas. Precisamos estar a toda fração de segundo, alerta em todos os sentidos, e extremamente vigilantes.

Todos os seus sentidos, incluindo a intuição, são importantes para não deixar passar oportunidades de evolução e de crescimento, pelo simples e racional entendimento de que o costume e a experiência mostram o caminho.

Raramente temos tempo para avaliar e debater tudo que é valioso em nossas vidas. O pragmatismo, este em si já um paradigma, se sobrepõe à criatividade e a imaginação para gerar soluções mais criativas e imaginosas.

Outra reflexão: se algum louco lhe procurar com uma idéia, um pensamento, com proposições inteiramente diferentes e que não cabem no raciocínio e nos paradigmas atuais, PARE, OUÇA, AVALIE.

As oportunidades estão nos detalhes. E têm sido os loucos – se loucos são os que pensam diferente de todos – que têm contribuído para a evolução do mundo.

Lembrar ainda que o sucesso de sua missão deve convergir e resultar em melhoria da qualidade de vida das pessoas que estão bem próximas de nós.

E ainda que, todas as nossas atitudes e posturas – pela visibilidade inevitável – estão sendo observadas. E serão copiadas, pelas gerações que estão em formação.

Aqui sua missão ultrapassa o pragmatismo para se transformar em vitrine como exemplo de integridade e educação política.

Enquanto não for substituído o paradigma da racionalidade que entorpece a intuição, impede a inspiração e bloqueia a criatividade, serão considerados loucos, os que abraçarem estudos sobre a mente e a inteligência universal.

Quem tem a coragem de pensar e aprender sabe do que falo. É de uma Paraíba carente de valiosos e sábios princípios e ensinamentos! Tem sido enorme o processo deseducativo que tem nos alimentado nos últimos tempos.

“O futuro das organizações – e nações – dependerá cada vez mais de sua capacidade de aprender coletivamente.” Peter Senge

Palestrante e Consultor Especializado em Planejamento e Gestão Estratégica. Autor do PROJETO EMPREENDER - Microcrédito Administrado pelo Município que vem fazendo sucesso em boa parte do país e de um Plano de Gestão, simplificado, contudo eficaz e efetivo, para aplicação imediata em organizações públicas ou privadas. Já vem sendo adotado, com sucesso!

Acesse também:  MNConsultoria

Publicado em 3-Apr-2012,  por Mauro Nunes, no site: www.gestopole.com.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário