terça-feira, 29 de maio de 2012

A empresa inteligente



 O que define se uma empresa detém ou não inteligência? Conhecimento é inteligência? Uma característica das empresas inteligentes é o uso competitivo do conhecimento com foco em resultados.

Na última década, líderes empresariais foram confundidos e distraídos com a construção de sistemas de informação que podem nem sequer entender ou utilizar.

A evolução do que é inteligência competitiva nas empresas esta diretamente ligada á mudança da segunda onda (Era da Industrialização) para a terceira onda (Era do conhecimento).

Mudanças de paradigma podem ser ótimas oportunidades para o sucesso, embora provavelmente o número de fracassos podem facilmente superar os casos de mudança bem sucedida.

Tentar gerenciar o conhecimento ou a própria idéia de que pode ser gerenciado como um recurso é um paradigma característico da segunda onda que deve ser evitado pelo gestor moderno (até porque pode ser um exercício totalmente inútil).

A busca pela inteligência organizacional passa pela definição do que aqui tratamos como a capacidade de uma empresa mobilizar todo seu potencial intelectual disponível para a realização de sua missão.

Assim, uma das questões mais cruciais enfrentadas pelas empresas hoje é a necessidade de atrair e reter pessoas (colaboradores) de grande capacidade intelectual.

É fato que todos os funcionários merecem respeito e gratidão por parte da organização. No entanto, o sucesso depende relativamente do pequeno número de talentos com capacidade para efetivamente projetar, organizar, liderar, inovar, ensinar e aconselhar a direção e suas equipes.

Assim temos que: sabedoria é o conhecimento de ordem mais alta e determina a capacidade de ir além dos conhecimentos disponíveis e chegar a novas descobertas combinando aprendizado e experiência.
 
Não é por acaso que as pessoas mais sábias são geralmente mais recompensadas do que a média dos colaboradores, já que é este grupo de pessoas relativamente escasso que determina a inteligência competitiva de uma empresa.

Deixo vocês com essa reflexão.

Até a próxima!


Publicado em 8-May-2012, por Luis Perdomo, no site: www.gestopole.com.br

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