domingo, 2 de dezembro de 2012

Assumir riscos, aproveitar as oportunidades = mais sucesso



Identificar o melhor caminho diante das incertezas, balanceando riscos e resultados, ainda é a melhor fórmula de sucesso para a sustentabilidade das organizações.

Ninguém, seja uma pessoa ou uma organização, melhora efetivamente resolvendo problemas, porque estará trabalhando pra consertar o que deu errado no passado. E agindo assim, de forma orientada aos problemas, não terá o foco necessário para mudar o seu futuro.

Riscos e incertezas no conceito ainda são difíceis de entender e até de explicar, especialmente na nossa cultura brasileira de baixa exposição a risco e consequentemente baixa tolerância e apetite ao risco. Claro que não somos culpados disto, de ter nascido num lugar com tanta abundância de recursos naturais e pouca ocorrência de catástrofes naturais como furacões e terremotos, por exemplo.

No outro oposto está o Japão, quase sem recursos naturais, mas transformado numa economia de sucesso e exemplo de desenvolvimento, tudo em função da necessidade.

Então a lógica é simples: nossos privilégios naturais não se traduzirão em resultados automaticamente, se não aproveitamos as oportunidades deles decorrentes e não assumirmos os riscos positivos e as oportunidades que aparecerem. Exemplos? O álcool combustível, o pré-sal, a riqueza mineral, a produção alimentar, etc.

Empreendedores nós somos, criativos e dinâmicos. Temos quase todas as condições para o sucesso, e o pouquinho que falta passa pela mudança de postura de que o Eike Batista fala: precisamos assumir riscos, precisamos ser mais analíticos, precisamos explorar melhor as oportunidades que aparecem e na hora em que aparecem.

Porque depois que elas passam não nos resta outra coisa senão lamentar.

E você, tem aproveitado as oportunidades que lhe aparecem?


Joel Solon Farias de Azevedo  |  Publicado em: 16/10/2012, no site: www.qualidadebrasil.com.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário