domingo, 2 de dezembro de 2012

Comprometimento...ONDE FOI PARAR?



Acreditem, mas venho escutando isso de muitos gestores de negócios.

ONDE FORAM PARAR OS PROFISSIONAIS COMPROMETIDOS???

Calma, eles não desapareceram!

COMPROMETIMENTO está ligado a alguns fatores:

A. OFERECER OPORTUNIDADES PARA QUE AS PESSOAS EXERÇAM OS SEUS TALENTOS E OFEREÇAM O MELHOR PARA AS EMPRESAS.

A consultoria Gallup vem estudando isso há anos, mundialmente, e tem dados estatísticos sobre comprometimento dos colaboradores das empresas e até 2005 já tinha pesquisado mais de 86 mil colaboradores ao redor do mundo e teve como resultado:

    14% dos colaboradores são muito comprometidos
    24% não são comprometidos
    62% apaticamente no meio

Isto quer dizer que mais de 85% dos profissionais ao redor do mundo estão dando menos de si do que poderiam. E isso justifica o fraco desempenho de muitas empresas.

Nem consigo imaginar o que é trabalhar sem estar comprometida com meus clientes, com as pessoas que dependem de meu conhecimento. É UM MUNDO SEM COR. Imagine acordar todos os dias, ficar horas no trânsito indo para um trabalho sem paixão, sem sentimento de conexão, de propósito de fazer a diferença, deixar um legado.NEM CONSIGO IMAGINAR ISSO! É muita gente sobrevivendo a um trabalho sem sentido para ela própria. Uma equipe que oferece à empresa muito menos do que poderia oferecer, pode explicar o péssimo atendimento e os baixos resultados em lucratividade e rentabilidade.

É uma realidade triste, viver assim meio zumbi, meio piloto automático esperando a sexta feira chegar e sobrevivendo ao dia-a-dia.

B.A MANEIRA COMO O LÍDER EXERCE A LIDERANÇA

Já sei o que algumas pessoas vão falar: MARYNES SE VOCÊ CONHECESSE O MEU CHEFE SABERIA POR QUE SOU ASSIM E NÃO ME COMPROMETO. VOU LÁ , TRABALHO E FAÇO A MINHA PARTE.

Sim entendo, mas não vou passar a mão na sua cabeça. AFINAL SE ESSE NÃO É O CHEFE QUE VOCÊ MERECE, TROQUE DE CHEFE.

Aliás, chefe??? CHEFE NÃO!!! Precisamos de Líderes e pessoas que não transformem os talentos de suas equipes em verdadeiros ZUMBIS. Mas não estou aqui para falar de seu chefe,caso ele se encaixe no perfil descrito e se for o caso,  para ele sugiro fazer meu curso de FORMAÇÃO DE GESTORES  e quem sabe ele consiga vislumbrar um mundo totalmente diferente da ERA INDUSTRIAL em que ele vive, onde ainda prevalece o MANDA QUEM PODE E OBEDECE QUEM TEM JUÍZO e consiga entender e praticar os pressupostos de gestão das EMPRESAS PROGRESSISTAS que acreditam em PROSPERIDADE e tem foco em pessoas  e resultados.

Essas empresas ERA INDUSTRIAL são doentes, e os principais sintomas são a alta rotatividade da equipe  (isto é , em menos de 6 meses tem outra equipe , não fica ninguém), o índice de afastamentos médicos é grande e ocorrem maior número de rescisões trabalhistas que terminam em processos caros e dispendiosos para a empresa.

MARYNÊS ADVERTE: SER CHEFE (ERA INDUSTRIAL) DÁ PREJUIZO ÀS EMPRESAS. SE SUA EMPRESA ESTIVER COM ALGUNS DESSES SINTOMAS, CONSULTE UM ESPECIALISTA.

C.ENTENDER A DIFERENÇA ENTRE COMPROMETIMENTO E PARTICIPAÇÃO

Não adianta reclamar e não fazer nada para mudar. Nada cai do céu, nem sucesso é por acaso, assim como acredito que todas as pessoas pensam ser merecedoras de SUCESSO , mas só o conquistam aquelas que planejam e colocam o PLANO EM AÇÃO. Sair da figura da VÍTIMA é difícil para muita gente, assim como ter foco na SOLUÇÃO, por isso, são FRACASSADAS.

Muitas vezes penso sobre a quantidade de pessoas que não se compromete com a própria vida; que se sabota; que são infelizes há anos e aí pergunto: como conseguirão comprometer-se com o trabalho, com as empresas e com o cliente?? Deixam tudo para depois, evitam tomar decisões e depois reclamam do concorrente, do governo, da política.

Espero que este artigo o faça refletir e se você conseguiu ler até aqui já demonstra o seu comprometimento e espero que esta análise de cenário possa contribuir para juntos mudarmos essa realidade, ajudando pessoas a encontrarem seu lugar nas empresas e que possam todos os dias oferecer o seu melhor. Assim teremos pessoas felizes e que produzem os melhores resultados e desta forma , remuneradas justamente.

Importante diferenciar comprometimento, de participação. Muitos acham que comprometidos são aqueles que participam de todas as reuniões, comparecem em todas as festas da empresa. DEPENDE. SE é apenas  presença física, sem contribuir com opiniões, soluções e resultados, isso não é COMPROMETIMENTO, é PARTICIPAÇÃO , é um BOM EXECUTOR,apenas faz o que mandam para não perder o emprego. Também, não é comprometimento atitudes de revolta, agressividade e questionamento sem trazer qualquer contribuição e solução. Essas pessoas apenas tumultuam o ambiente e quando você pede sugestões, eles dizem que isso não é obrigação deles. Apenas sabem criticar o trabalho dos outros.

D.ENTENDER O SIGNIFICADO DE COMPROMETIMENTO E AS DIFERENTES GERAÇÕES

Também não é comprometimento trabalhar 15 horas e não tirar férias. Isso é no mínimo falta de planejamento do tempo ou “ puxa-saco “ de chefe. Isso valeu para a geração X. Para a geração Y que é provavelmente formada pelas pessoas que trabalham para você ( menos de 30 anos) ser comprometido é aceitar desafios e ter equilíbrio entre vida pessoal e profissional. Comprometido são os que oferecem resultados, sugestões . Obediência não agrega valor algum às empresas.

Agora que você entendeu o contexto, talvez possa fazer uma análise mais eficaz de sua equipe e profissionais que você conhece e refletir antes de julgar e atuar eficazmente na mudança de cenários inadequados.

DESEJO SUCESSO!


Marynes Pereira  |  Publicado em: 09/10/2012, no site www.qualidadebrasil.com.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário