quinta-feira, 26 de novembro de 2009

CRA-SP amplia ações de fiscalização e conscientização

O objetivo é coibir irregularidades na atuação de administradores sem o devido registro profissional

O Conselho Regional de Administração de São Paulo implantou uma série de novas ações no intuito de discutir, conscientizar e fiscalizar a atuação profissional de administradores no mercado, tanto de pessoas físicas como jurídicas. A primeira delas aconteceu em setembro e teve destaque na RAP nº 280, seção Panorama, páginas 06 e 07 (http://www.crasp.gov.br/app/PL/RAP/280/280.pdf).


Já em outubro, empresários e representantes da área de concursos públicos se reuniram para um café da manhã na sede do CRA-SP.O principal objetivo do encontro foi municiar as entidades participantes com informações que facilitem a regularização de profissionais e de empresas, debater soluções e fornecer informações para a elaboração de editais, que contenham cargos e funções ligados à carreira de Administração de Empresas.


Para Miriam Scucuglia, da OM Consultoria, de Ourinhos (SP), a experiência foi bastante positiva: “Um evento como este serve para nos atualizar, promover a união da categoria e debater a situação das empresas”, avaliou. Sérgio Previdi, ex-prefeito de Itu (SP) e diretor da Ômega Consultoria e Planejamento, destacou que o alinhamento de atuação é sempre benvindo: “Precisamos ajustar as leis municipais para que haja sinergia entre as Câmaras”, sugeriu. Em outra ocasião, no dia 10 de novembro, foi realizado o 2° Encontro com Gestores de RH, também na sede do Conselho.


Diversas empresas como a Ecorodovias, Tortuga, Mattel, Tec Telecomunicações, Laboratórios Fleury e Duratex debateram a regularização dos administradores. O conselheiro Antônio Geraldo Wolff falou sobre as vantagens de se ter profissionais devidamente registrados e alertou para que os RHs observem, ainda na fase de seleção e contratação, se os administradores estão em situação regular. ”É uma forma de resguardar a categoria”, defendeu. Confrontar as informações da carteira profissional com o currículo apresentado também é de suma importância, orientou Donizetti Tadeu Moretti, da ABRH–SP. ”Essas ações são importantes para as ocupações regulamentadas, como a nossa. É um processo evolutivo: valoriza a profissão e defende a sociedade.”


Os participantes tiraram bom proveito do evento: “Foi esclarecedor. Obtive informações que no dia a dia, às vezes, não temos ideia de como resolver”, disse Janaína Boaron, analista da Mattel. “A conscientização nas faculdades também é necessária porque existem muitos profissionais, que não são administradores, ocupando o lugar de quem se formou. É preciso ir até a fonte”, acrescentou ainda Adílson Rancoleta, diretor de RH da Tortuga.

Reforço de pessoal

Como parte fundamental das ações do CRA-SP, em novembro, o Setor de Fiscalização saiu a campo para fiscalizar e conscientizar empresas quanto à obrigatoriedade e importância do registro profissional do administrador no seu órgão de classe. Hoje o departamento conta com uma equipe devidamente munida de identificação oficial e padronizada pelo Sistema CFA/CRAs que, na reunião Plenária do dia 9 de novembro, recebeu das mãos do presidente do CRA-SP, Walter Sigollo, a Carteira de Fiscal.


Do Boletim CRA OnLine

Nenhum comentário:

Postar um comentário