domingo, 29 de novembro de 2009

A Formação do Líder XI


Tornar-se Pessoa

QUALQUER PESSOA É UMA ILHA!

No sentido correto do termo, qualquer pessoa só pode construir uma ponte para se comunicar com as outras ilhas se, primeiramente, se dispuser a ser ela mesma e se lhe é permitido ser ela mesma. Eu só posso ajudar uma pessoa a TORNAR-SE PESSOA se aceitar seus sentimentos, suas atitudes e as crenças que a constituem.

Para que serve a vida se não procuramos agir sobre os outros? Para que serve a vida se não tentarmos moldar os outros aos nossos objetivos? Para que serve a vida se não lhes ensinarmos aquelas coisas que nós pensamos que os outros deveriam saber? Para que a vida se não os levamos a agir e sentir como nós agimos e sentimos?

Contudo, o aspecto paradoxal da minha experiência é o de que, quanto mais me disponha a ser simplesmente eu mesmo em todas as complexidades da vida e quanto mais procuro compreender e aceitar a realidade em mim mesmo e nos outros, tanto mais sobrevêm as transformações. É de fato paradoxal verificar que, na medida em que cada um de nós aceita ser ele mesmo, descobre não apenas que muda, mas que as pessoas com quem ele tem relações mudam igualmente.

A apreciação dos outros não me servem de guia. Os juízos dos outros, embora devam ser ouvidos, e tomados em consideração pelo que são, nunca poderão me orientar.

Nenhum comentário:

Postar um comentário