sexta-feira, 20 de novembro de 2009

A formação do Líder II


O indivíduo

A primeira consideração a fazer é termos presente o Conceito-Chave da Psicologia da Gestalt, que contraria frontalmente todos os comportamentos que presenciamos no dia-a-dia, referentes ao exercício da individualidade.

É uma ação predatória de subjugar e ser subjugado, misturada com autoritarismo (PECADO MORTAL DO LÍDER) e subserviência, aliados todos com uma dose doentia de dependência emocional, chantagem emocional com todos os apelos e apegos que reduzem os indivíduos a trapos psicológicos inteiramente dependentes dos outros, dos meios de comunicação, dos chefes, dos maridos ou esposas, dos filhos, dos outros ... dos outros ... dos outros.

EU PRECISO CRESCER! Eu preciso tornar-me um indivíduo pleno, consciente de meus direitos e de ... minhas obrigações em relação às outras pessoas que me cercam e em relação ao ambiente em que vivo.

Por isso, a primeira oração do dia é recitar a essência da Gestalt:

“Eu faço minhas coisas, você faz as suas.
Não estou neste mundo para viver de acordo com as suas expectativas.
E você não está neste mundo para viver de acordo com as minhas.
Você é você ... e eu sou eu!
E, se por acaso, nos encontrarmos, é lindo!
Se não, não há nada a fazer.”

-Fritz Pearls -

Nenhum comentário:

Postar um comentário