terça-feira, 17 de novembro de 2009

Talento


Talento é diferencial que
todo mundo possui!


Ter talento é mais do que possuir uma aptidão ou uma habilidade. Talento é um dom que nasce com a pessoa, garante prazer e tranqüilidade na realização das tarefas, além de excelência nos resultados. É um diferencial da pessoa.

E a melhor notícia é que todo mundo possui o seu. A questão é identificá-lo.

Qualquer pessoa percebe quando lê um texto, ouve uma música ou se depara com qualquer tipo de trabalho que alguém é talentoso. Outros poderiam realizar a mesma função com técnica e eficiência, mas o talento torna o resultado único.

"Uma pessoa talentosa é aquela que surpreende, que raciocina pelo inverso e tem fascínio pelo lado escondido do óbvio", diz Washington Olivetto, para quem o talento é detectado logo à primeira vista.

Gostar de uma atividade pode ser um dos requisitos, mas não é o único. Pode-se gostar muito de cantar e não ter afinação, por exemplo. Ou gostar de dançar, mas não ter ritmo. Para caracterizar um talento há duas exigências: “Os outros devem percebe-lo, e ele tem de ser difícil de imitar”, diz o headhunter Simon Franco, profissional especializado em procurar e identificar talentos.

Por isso essa característica é tão valorizada pelas empresas no processo de seleção de profissionais. Segundo Renato Guimarães Ferreira, professor de recursos humanos da FGV, as contratações ocorrem cada vez mais por talento e atitude do que por conhecimento técnico.

Habilidades podem ser treinadas com a transmissão de conhecimento; talentos não, eles têm a ver com as aptidões naturais do indivíduo.

O talento é inato. Segundo Immanuel Kant (filósofo alemão, 1724-1804), “é a superioridade do poder cognoscitivo (que tem a faculdade de conhecer), que não provém do ensino, mas de aptidão natural do sujeito.

E essa superioridade manifesta-se já na infância.

Nenhum comentário:

Postar um comentário