domingo, 22 de novembro de 2009

A formação do Líder IV


O indivíduo

A percepção personalizada da realidade exterior está sempre presente em nosso cotidiano, em que cada gesto e cada uma de nossas palavras contém ao mesmo tempo múltiplos sentidos em múltiplos níveis e para cada um dos presentes. Nós procuramos constantemente nos livrar da equação pessoal que nos é proposta, enquanto deveríamos nos esforçar por leva-la em consideração.

Sempre que alguém fala comigo de suas opiniões pessoais, valorizo-me com isso, verificando a diferença que revelam em relação à minha própria orientação. Daí tiro constantemente ensinamentos novos. Mas ... freqüentemente, não sei aplicar o que aprendi.

Não me serve de nada agir calmamente e com delicadeza no momento em que estou irritado e disposto a criticar. Não me serve de nada agir como se soubesse as respostas dos problemas, quando as ignoro. Não me serve de nada agir como se sentisse afeição por uma pessoa quando estou exatamente sentindo hostilidades por ela. Não me serve de nada agir como se estivesse cheio de segurança, quando me sinto receoso e excitante. Não me serve de nada agir como se estivesse bem, quando me sinto doente.

Nenhum comentário:

Postar um comentário