sábado, 28 de novembro de 2009

A Formação do Líder X

Tornar-se Pessoa

Tornar-se pessoa é conseguir o equilíbrio para exercer a própria individualidade e, simultaneamente, integrar-se a um ou mais grupos.

Quando alguém exprime um sentimento, uma atitude, uma opinião, a nossa tendência é julgar imediatamente: “É justo!”, ou “Que estupidez!”, “Não tem sentido”, “É falso”. Raramente permitimos a nós mesmos compreender precisamente o que significa para essa pessoa o que ela está dizendo. Se me permito a mim mesmo compreender uma outra pessoa, é possível que essa compreensão acarrete numa altercação. E todos nós temos medo de mudar, por isso não é fácil a mim mesmo compreender outra pessoa, penetrar com simpatia no quadro de referência.

Me enriquece abrir canais através dos quais os outros possam comunicar seus sentimentos, a sua particular percepção do mundo. Entretanto, parece que é uma atitude cada vez mais freqüente de todos nós julgar: “Todas as pessoas deviam sentir, pensar e acreditar nas mesmas coisas que eu”. Todos nós achamos muito difícil permitir aos outros terem uma atitude diferente da nossa.

Nenhum comentário:

Postar um comentário