quinta-feira, 26 de novembro de 2009

O desafio da ética na Gestão Pública

Como o administrador pode colocar em prática princípios filosóficos


As possíveis inovações na abordagem da ética na gestão pública foram o tema central da palestra ministrada por José Luiz Ricca, coordenador de Desenvolvimento Regional e Territorial da Secretaria de Desenvolvimento do Estado de São Paulo, no último dia 28 de outubro, na sede do CRA-SP. Ricca apresentou novos conceitos sobre o tema, baseados em pensadores das escolas filosóficas, como Aristóteles, Sócrates, Rudolf Steiner, além daqueles defendidos pela especialista em ética e professora da Universidade de Harvard, Laura Nash.
Recorrendo à ótica da Filosofia para analisar os problemas atuais, Ricca alinhou o pensamento filosófico com o Código de Ética do Servidor Público, o aspecto da liderança nas empresas e as esferas da evolução, que se subdividem em Cultura, Política e Economia. “Maximizar o interesse individual, aumentar o benefício e minimizar o custo social devem estar também entre os princípios do administrador público”, disse o especialista. Para ele, os modelos educacionais devem acompanhar todas as mudanças, “resgatando a cidadania e a tolerância em todos os aspectos.”
Três tópicos foram ainda explanados pelo especialista: a atuação do administrador frente ao século XXI, a visão do dirigente nos moldes sociais diante dos novos modelos de educação e o respeito à cidadania, à sustentabilidade e à ética.
Em sua palestra, José Luiz Ricca também salientou alguns dos problemas vividos na atualidade, como os desequilíbrios demográfico e ambiental, o desrespeito às políticas sociais e a insegurança nos centros urbanos, sob a visão da ética. “O século XX foi baseado na indústria, enquanto que a época atual é focada na gestão de pessoas. Conhecimento é tudo. Devemos trabalhar em cima disso”, afirmou. Ainda de acordo com o especialista, que também ocupou o cargo de gerente de Recursos Humanos do Metrô de São Paulo, além de responsável pela publicação do primeiro modelo de balanço social adotado no País, os desafios vão surgindo a cada temporada. “A Biotecnologia, por exemplo, deve ser explorada, mas dentro dos limites morais da humanidade. A sustentabilidade, em todas as vertentes, também precisará ser melhor utilizada em todos os campos da ciência”, concluiu.


CRA OnLine edição nº: 29, ano: II.

Nenhum comentário:

Postar um comentário