segunda-feira, 30 de novembro de 2009

A Formação do Líder XII


Tornar-se Pessoa

A minha suprema autoridade é a EXPERIÊNCIA. A minha própria experiência é a certeza de toda a validade. Nenhuma idéia de qualquer outra pessoa tem a autoridade que reveste a minha experiência. Por isso parece inevitável procurar uma significação, uma ordem e uma legitimidade em toda a acumulação de experiência. Assim, posso considerar, ao mesmo tempo, a minha investigação científica e o meu processo de construção teórica, tendo como objetivo encontrar uma ordem interna nas experiências significativas.

Embora algumas pessoas, pela necessidade de se defender de seus temores íntimos, podem vir a comportar-se de uma maneira inteiramente feroz, horrorosamente destrutiva, imatura, agressiva, anti-social, prejudicial, no geral, os indivíduos têm fundamentalmente uma orientação positiva, mesmo aquelas que apresentam as mais perturbantes atitudes, mesmo aquelas cujo comportamento é o mais anti-social possível. Todas as atitudes de uma pessoa sempre são no sentido positivo, construtivo, tendente à atualização da pessoa, progredindo para a maturidade e a socialização.

Nenhum comentário:

Postar um comentário