quarta-feira, 1 de fevereiro de 2012

Fitness: Um mundo de oportunidades


Olá a todos que acompanham meu blog. Espero que tenham desfrutado das festas de final de ano; tenham descansado e estejam prontos para aproveitar todas as oportunidades que o ano de 2012 oferece a cada um de nós que participa do mercado de bem-estar. Começo o ano anunciando duas grandes novidades para o setor fitness. Foram lançados, neste mês dois novos canais de conhecimento para o setor: a Revista Negócio & Fitness Carreira [que aborda temas ligados ao desenvolvimento do profissional de Educação Física] e o Portal Negócio & Fitness [que também tem o intuito de agregar valor a esse mercado que está em constante desenvolvimento]. Vale a pena conhecê-los!
 
Há um verdadeiro mundo de oportunidades praticamente invisíveis aos olhos de economistas e estudiosos. A única realidade perceptível são as quase 18 mil academias espalhadas pelo País. São elas que atendem as classes C, D e E, que têm a maior movimentação socioeconômica registrada no mundo nas últimas três décadas. São mais de 25 milhões de brasileiros que passaram a ter uma renda extra de R$ 800 a mais por ano; e outros 12 milhões que hoje têm uma renda extra de R$ 1.500 a mais por ano.
 
Na disputa por estes novos consumidores e pelos recursos que eles geram para o mercado estão as pequenas e médias academias. É essa movimentação socioeconômica e a possibilidade que a base da pirâmide tem de se movimentar consistentemente em busca de uma melhor qualidade de vida que faz com que o fitness, o wellness e a indústria de academias cresçam com solidez e constância no Brasil. Mesmo sendo ainda um fenômeno pouco conhecido, é uma verdade incontestável que as pequenas academias, aquelas de bairro que atendem cerca de 200 ou 300 alunos, estão sobrevivendo, porque atendem com eficiência ao mercado de baixa renda que continua a crescer de forma muito intensa no Brasil.
 
Neste mês, a Revista Pequenas Empresas & Grandes Negócios divulgou uma pesquisa que indica que os empreendedores brasileiros estão otimistas para 2012. Realizada pelo Instituto de Ensino e Pesquisa em parceria com o Banco Santander, foram entrevistados 1200 empresários dos setores de comércio, serviços e indústria em todo o País, como parte da pesquisa Índice de Confiança de Pequenos e Médios Negócios. A grande maioria dos entrevistados (59%) pretende fazer investimentos e ampliar suas empresas; cerca de um terço (27,9%) quer manter o porte atual e um décimo (10,7%) quer diversificar seus negócios.
 
A sua academia pode aproveitar este momento de maturidade econômica vivido pelo Brasil e se beneficiar deste crescimento. O que você está fazendo ou deixando de fazer para aproveitar o crescimento da base da pirâmide ou o crescimento invisível? Gestores que implantaram um Modelo de Gestão Compartilhada e estão aplicando ferramentas como o CRM, a Gestão de Pessoas e o Planejamento Estratégico e Definição de Objetivos já estão vendo suas academias lotadas durante o ano inteiro.
 
Em 2012, é a sua vez!

Publicado em 10-Jan-2012,  por Luis Perdomo, no site: www.gestopole.com.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário