terça-feira, 7 de fevereiro de 2012

No topo, o tempo é frio e os ventos fortes



Em atividades que envolvem competição, os participantes são implacáveis.  Não significa que não respeitem os oponentes, mas que usem todas as regras do jogo e habilidades para superá-los.
 
O boxeador não deixará de nocautear seu adversário, nem o atacante evitará fazer o décimo gol, em sonora goleada. Assim também é o jogo empresarial.
 
A luta não é por espaço no armazém do cliente, um lugarzinho na vitrine do revendedor, uma gôndola a mais no supermercado, um outdoor na rua principal. O esforço é para ocupar, pelo tempo que for possível, a mente do consumidor.
 
A terrível luta para chegar ao topo dessa montanha do sucesso, espaço para apenas um, traz uma surpreendente novidade para quem a alcança: fincada a bandeira, não há conforto, pois o tempo é frio e os ventos fortes.
 
A concorrência pelo privilégio de ocupá-lo é negócio para profissionais. Por essa razão, poucas empresas conseguem manter por muito tempo essa condição.
 
Ainda que insistamos, gestores negligenciam o fato de que a permanência ou mesmo a descida requer a boa companhia de experts, pessoas acostumados a lidar com as intempéries.
 
A descida é sempre mais perigosa que a subida. Há o cansaço, o desânimo pela perda do lugar, o encontro com grupos motivados, subindo cheios de energia, o uso de novos recursos de escalada, e os competidores vão chegando com seus tanques de oxigênio carregados de ar puro.
 
Quanto mais baixo desce a empresa, maior o risco de ser atingido por avalanches. Lá no alto há muitos pés pisando em pedras soltas.
 
Empresa no topo é adversário a ser derrotado. Ainda que não queira, é inevitável que o vencedor sempre deixe no rastro do sucesso lições que podem ser aprendidas e aperfeiçoadas.
 
Note que recordes que ficaram muito tempo sem ser batidos, uma vez que ocorram, serão superados sucessivamente Nesse aspecto, crer é poder. Poder que leva o homem a feitos extraordinários, eliminando a própria descrença e descrédito.
 
Por que chegar ao topo, se a permanência cobra alto preço?
 
Por uma razão muito simples: para permanecer em qualquer competição, o mínimo que podemos fazer é dar o máximo.
 
No jogo das empresas, o preço da entrada não costuma ser baixo e o de saída pode ser muito maior.
 
É sempre bom lembrar a velha frase: por que veio, veio por quê?
 
Se não está preparado, não entre na competição. Entrou no jogo é para jogar.
 
Como ficar de fora, se a até a Luiza voltou do Canadá?
 
O trabalho na montanha do sucesso não requer apenas a superação dos adversários e das adversidades, é necessário levar ao local da permanência os recursos para subsistência.
 
O que carregar e como continuar a abastecer o local são decisões que dependerão de conhecimentos, recursos financeiros e habilidades excepcionais, que produzirão as vantagens competitivas.
 
Bem agasalhado, com um bom café, ao lado de uma boa fogueira, céu azul, boa companhia, a vista lá de cima é indescritível.
 
Dizem os especialistas e os estudiosos que do alto é mais fácil observar as carências e criar as condições do futuro.
 
Não acredita? Bom, já esperava essa reação.
 
Vem, vamos perguntar a quem chegou!


Ivan Postigo
Diretor de Gestão Empresarial
Autor do livro: Por que não? Técnicas para estruturação de carreira na área de vendas
Free e-book: Prospecção de clientes e de oportunidades de negócios
Postigo Consultoria Comunicação e Gestão
Fones (11) 4526 1197 / (11) 9645 4652
www.postigoconsultoria.com.br
ivan@postigoconsultoria.com.br
Twitter: @ivanpostigo


Publicado em 26-Jan-2012 ,no site: www.gestopole.com.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário