quarta-feira, 22 de fevereiro de 2012

Um passo na carreira: a moda da Luiza ou a Luiza da moda?

 
Dizia um empresário de uma banda famosa que o que permitiu seus pupilos alcançarem aquele sucesso estrondoso foi algo chamado “momento”.
 
Explicava que o fato não se deu porque a banda era a melhor entre as melhores, afinal muitas que não obtiveram aquela expressão também eram fantásticas, mas o trabalho havia encontrado condições favoráveis para a geração dos frutos.
 
Quantas histórias não foram resgatadas e explodiram nas telas do cinema, sem que alguém, efetivamente, pudesse planejar tal fato?
 
Há três grandes desafios para os empreendedores, homens de propaganda e também profissionais que buscam estruturar suas carreiras:
 
1)      Criar o momento;
2)      Encontrar o momento;
3)      Perpetuá-lo.
 
Seria possível conduzi-los? Em alguns casos parece que sim, em outros parece que não.
 
Sabe quando bate aquela ansiedade e não sabemos se devemos mudar algo em nossas vidas ou aguardar?
 
E pior, amigos nos dizem: - Se eu estivesse em seu lugar aguardaria o momento certo!
 
Deus meu! Como identificar o tal do momento certo?
 
E, lá estava a Luiza seguindo para o Canadá, com seus planos para o futuro. Hum, aquele era um momento.
 
No instante seguinte, o pai diz a frase mágica e cria o efeito borboleta. Um terremoto...
 
Lá vem a Luiza de volta do Canadá!
 
Pronto, lá estão os neurônios da menina, provocando-a por causa de seus planos e carreira: - Luiza, foi pra quê, voltou por quê?
 
E claro, amigos perguntarão: Luiza, você está segura que é o momento de voltar?
 
Pois é, que situação! Com certeza, muitos, naquele momento, não saberiam o que dizer e fazer.
 
Para outros a oportunidade não poderia ser perdida e naquele momento só tinham uma recomendação: - Volta menina!
 
Ah, Luiza! Mal havia deixado os braços dos pais e voltou, aos braços dos fãs. Uma carreira ou um momento?
 
Verdade seja dita, ninguém sabe o que o futuro lhe reserva, mas uma vez que tenha agarrado a oportunidade, que faça reservas para o futuro.
 
Neste momento, estamos curtindo a Luiza da moda, com seu jeito de menina, ainda assustada, tentando se acostumar com os flashes.
 
Torcendo também para que se inspire e possa criar a moda da Luiza, perpetuando esse momento mágico.
 
Momento! O que é o momento, quando é o momento?
 
John Updike desconfiaria: “Suspeite de cada momento, por ser ele um ladrão, indo na ponta dos pés, sempre com mais do que trouxe”. Luiza, volta pro Canadá!
 
Agatha Christie lhe diria: - Luiza, fica! Afinal, para ela, “não reconhecemos os momentos realmente importantes da vida até ser demasiado tarde”.
 
Irvine Welsh a apressaria para aproveitar e deixaria uma passagem de volta ao Canadá como plano B: “Não há nada à margem do momento”.
 
José Marti colocaria foco: “Em cada momento, o que em cada momento é necessário”.
 
Fatos como esses inspiram e abrem caminhos para reflexões sobre sucesso e carreira.
 
Algumas lições sobre momentos estão ai, mas não sobre sua perenidade.
 
Enquanto vibramos e torcemos pela doce menina, deixamos que o tempo nos diga se aquele momento criou a moda da Luiza ou se ficaremos apenas com a lembrança da Luiza da moda.

Ivan Postigo
Diretor de Gestão Empresarial
Autor do livro: Por que não? Técnicas para estruturação de carreira na área de vendas
Free e-book: Prospecção de clientes e de oportunidades de negócios
Postigo Consultoria Comunicação e Gestão
Fones (11) 4526 1197 / (11) 9645 4652
www.postigoconsultoria.com.br
ivan@postigoconsultoria.com.br
Twitter: @ivanpostigo


Publicado em 1-Feb-2012, no site: www.gestopole.com.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário