segunda-feira, 5 de novembro de 2012

As armadilhas da Liderança




Se você  cair nas armadilhas abaixo listadas , possivelmente , as pessoas  terão medo de você  e nenhum respeito por você ou  pelo seu trabalho . Mas se você estiver atento , agir com ética, respeito, justiça, idoneidade   as pessoas ficarão ao seu lado para aprender e compartilhar.

Vamos , então às ARMADILHAS da Liderança:

Salto 15 ou anel do poder - achar que pode tudo contra todos. Ser arrogante, pedante, exibido. Não respeitar as pessoas .Usar frases que só BABACAS usam: “manda quem pode, obedece quem tem juízo”.

Falso discurso- “adoro gente ao meu lado que tem opinião, que argumenta, questiona”. Mas na hora de contratar para trabalhar a seu lado só contrata os obedientes e que concordam com tudo e os primeiros a serem demitidos são os que discordam de sua opinião.

A última opinião prevalece- em uma reunião você fecha com sua equipe algumas diretrizes e ações. Ocorre que ao terminar a reunião , uma das pessoas que pouco se manifestou  pede para falar com você e aproveita para dar sua opinião na surdina  e você acaba por deixar se influenciar por essa opinião e muda tudo o que foi combinado com sua equipe

Prisioneiro da equipe – Você deixa o diálogo entre os membros de sua equipe evoluir  e eles chegam a um consenso mas no fundo você não acha que esta seja a melhor solução, e sabe que sua equipe pode fazer muito melhor do que foi acertado entre eles, mas em vez de elevar o nível da discussão , você se acomoda, afinal você gosta de ser amado.

Os “informantes do Rei”- você é muito ocupado e tem hábito de sempre escutar um ou dois membros de sua equipe para saber “como andam as coisas”. Com isso você tem sempre uma visão restrita e tendenciosa de seu negócio , além de mandar sinais claros de que a opinião dos outros não importa afastando qualquer possibilidade de diálogo com outras pessoas, pois,  os “informantes do rei” em alguns casos fazem questão de demonstrar que são os queridos e que tudo o que falam é que vale como lei para a empresa.

Medo de dar feedback – a melhor maneira de sua equipe saber como está se saindo é você fornecer informações sobre o desempenho deles,mas muitos líderes ansiando por subordinados leais irão a extremos para encorajá-los,inclusive,retendo críticas.

“Tudo decidido..nada decidido” –vocês participaram de mais uma daquelas infindáveis reuniões e muitas decisões foram tomadas.Todos estavam de acordo.O tempo passou e as promessas feitas não foram cumpridas porque o líder permitiu que pessoas agissem com deliberada lentidão. E pagam o preço ,os eficazes , aqueles que foram atrás e agora terão que esperar o ritmo lento dos demais.

“O rei sou eu”- se todas as vezes você precisa informar a sua posição hierárquica e seu poder, tem alguma coisa errada com você ...ou com sua equipe.

“Deixa  assim para ver como é que fica”- você cobra resultados , quer foco mas quando alguém propõe mudanças, inovações, traz projetos, idéias, você é o primeiro a colocá-las na gaveta e depois reclama que a equipe não está comprometida.

Prefiro leais do que eficazes – “prefiro um colaborador obediente , fiel escudeiro ,leal apesar de não ser competente que sei que posso contar, do que um que seja muito bom e que vai me abandonar porque tem competência e logo se estabelece no mercado e não precisa mais de mim”.

Todos devem estar sabendo – você faz as coisas e acha que todos da sua equipe devem estar  sabendo o que você espera deles.Informa um ou outro mais próximo e depois exige o resultado de toda equipe. E aí vem a sua frustração , pois o que você idealizou não foi realizado.

Pede as mesmas coisas para várias pessoas – assim você consegue ver quem é o mais rápido e deixa todos confusos.

Passa informações que lhe foram confiadas de uns para os outros – assim você tem certeza de que uns irão vigiar aos outros e não formarão um”timinho”contra você.

Oferece as melhores oportunidades aos mais fraquinhos e incompetentes- afinal as pessoas competentes podem esperar já que elas são melhores saberão compreender.

Eu, eu, eu... – campeão em roubar ideias, em usar material de outras pessoas e nunca citar quem é o autor do projeto, do texto, enfim. Espera passar um tempo e aí usa a ideia dos outros em seu discurso para ganhar pontos.


Marynes Pereira  |  Publicado em: 31/08/2012, no site: www.qualidadebrasil.com.br

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