Administradores invariavelmente usam o termo Administração, e não Gestão.
Gestores eram aqueles que gesticulavam, que apontavam com o dedo indicador onde o carregamento de alimentos deveria ser deixado ou estocado. Afinal, ninguém estuda quatro anos ou mais, segue os princípios éticos e o juramento da profissão, para jogar fora o termo tão duramente conquistado.
Gestão normalmente é usado por aqueles que não são formados, e pior, que não acreditam que Administração acrescente muito valor à sociedade.
Acreditam na auto-gestão, como o Prof. Paul Singer. em documento oficial do governo brasileiro. Muito triste.
Gestão não vem de Gerar ou Gestação.
Administrar não é levar a termo nove meses um projeto, como muitos acreditam.
Gestão vem de Gesto, Gesticulação.
"Coloque este fardo aqui." "Coloque este outro ali."
Lembre-se que administrar, controlar e cuidar dos estoques estratégicos de comida era uma das primeiras funções administrativas da humanidade.
Os "Gestores" indicavam onde os escravos deveriam colocar os fardos que estavam entregando.
Gestores ainda usam termos como "indicadores" de produção, "apontar" uma solução, "apontamentos" de uma reunião, remanescentes da época em que administrar era basicamente apontar com o indicador a direção a seguir.
"Contratos de Gestão", técnica que gestores adoram, são apontamentos escritos em contrato, onde "indicadores" de desempenho são previamente acordados pelo "dirigente".
Apontam com o indicador o que querem que seja cumprido.
Isto não é Administração do Século XXI, isto é gestão do Século XVI que ainda usamos nas empresas estatais e empresas de gestão familiar. 500 anos de atraso administrativo.
Se você usa ainda o termo Gestão, cuidado.
Você está mostrando para todo mundo que acredita que administrar é dar ordens para subordinados onde colocar isto e onde colocar aquilo.
Mas administração moderna é muito mais do que isto, nem preciso relembrar.
Portanto, preste atenção quem são aqueles que ainda usam o termo Gestão. E reze.
Do blog do Stephen Kanitz
@stephenkanitz
Nenhum comentário:
Postar um comentário