Publicado em 11-Mar-2011, por Gustavo Rocha
O consultor americano Larry Bodine em seu blog nos apresenta três interessantes ideias para 2011. Vale a pena a reflexão.
As ideias lançadas chocam numa primeira visão, mas em fato são pontos importantes que podem ser desenvolvidos no escritório de maneira simples e com resultados práticos eficientes, dependendo exclusivamente da pessoa a executar as mesmas.
Abaixo as três ideias do artigo original e meus comentários abaixo.
1. Pare de divulgar a sua marca
Muitos escritórios de advocacia se preocupam em divulgar apenas a suas marcas. Querem apenas que todos conhecam o escritório fulano de tal.
Esquecem que somos pessoas, querendo se conectar a mais pessoas.
Marcas, a exemplo da Disney, Coca Cola, etc, investem bilhões para terem a suas marcas na mente das pessoas. O seu escritório não irá investir tão pesado em marcas. Então, o que fazer?
Investir no relacionamento com as pessoas. Esta é a resposta. Invista em conhecimento para as pessoas que procuram o escritório. Invista em contatar seus amigos. Invista em estar presente nos momentos sociais. Invista nas e para as pessoas. Isto dá resultado.
2. Dê os seus segredos ao público
Os segredos atualmente não são mais secretos. Parece loucura, mas o conhecimento que temos, mesmo aquele mais específico, pode não ser mais um grande segredo para os outros.
Não estou afirmando que tudo que você aprendeu e sua expertise e know-how não são válidos. É justamente o contrário. Eles são válidos na medida em que as pessoas sabem que ele existe.
Como alguém irá descobrir que você é o melhor expert em um determinado assunto, se você sempre quer esconder o jogo?
Você pode – e deve – cobrar pelo conhecimento, tempo e investimento em atualizações que faz, contudo, você pode dar ao mundo um pouco do seu conhecimento através de posts em blog, comentários em grupos, palestras, livros, etc.
Esconder-se atrás do conhecimento não lhe trará nenhum cliente.
3. Esqueça a grande ideia
Não há nada de errado em se pensar grande para ser grande. Contudo, se você não pensar e agir como pequeno primeiro, você não chegará a ser grande.
Os grandes selecionam clientes, perfis de atendimento, etc. Os grandes tem tempo e dinheiro para sustentar o negócio por períodos de escassez financeira. Se você não está adequado a isto, você não pode e não deve competir desta forma.
Iniciar pequeno não significa pensar pequeno.
Significa que dentro do seu planejamento você está vislumbrando suas atuais potencialidades e focando no sucesso futuro.
Em suma,
As ideias podem parecer radicais, mas são bem eficientes e merecem reflexão para que 2011 seja um ano profícuo e de sucesso.
Agora o mais importante de tudo é: Ponha-as em prática!
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Artigo escrito por Gustavo Rocha – Diretor da Consultoria GestaoAdvBr
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