Um dos principais desafios
para empresas e profissionais dos dias de hoje é o de manter altos
índices de Produtividade, numa realidade corporativa cada vez mais
competitiva.
A crença de que essa Produtividade só
se atinge através de uma dedicação total ao trabalho ainda subsiste na
maioria das empresas, sobretudo naquelas em que as lideranças ainda
enxergam o ambiente de trabalho como uma extensão da visão
centralizadora e unidimensional das suas vidas pessoais.
Porém, a transformação do Departamento
de Pessoal em Gestão de Ativos Humanos é algo que, aos poucos, vai
mostrando como essa relação entre Produtividade e Sacrifício é, na
verdade, inversamente proporcional – ou seja, mais sacrifício, menos
produtividade.
Qualquer organização de sucesso
entende, nos dias de hoje, que o seu maior capital são as pessoas. O
advento de novas tecnologias e a rapidez com que a informação trafega só
acentuou aquilo que, já diziam os nossos avós: não existem duas pessoas
iguais, cada um tem o seu valor e o seu próprio talento. E nunca se
pagou tanto pelo talento individual como hoje.
Por isso, novas práticas, ferramentas e
soluções gerenciais para minimizar esse "sacrifício" vão ganhando
espaço, tornando-se parte fundamental da estratégia de crescimento de
empresas e seus profissionais. Exemplos disso são os Programas de
Qualidade de Vida, os Pacotes de Benefícios, o Concierge Corporativo, as
Técnicas de Ócio Criativo e as Modalidades de Trabalho Flexível – tudo
com o objetivo de promover um clima de integração e fidelização entre os
colaboradores da organização.
Para concluir com um exemplo, veja um
destes conceitos, o "Concierge Corporativo". Nele, a empresa auxilia os
funcionários (e até clientes!) a atingir o equilíbrio entre a vida
pessoal e a vida profissional, permitindo que eles terceirizem seus
problemas. É um conceito ainda novo no Brasil, mas que já mostra
diversos casos onde a Produtividade advém do bem-estar, do turnover e
absenteísmo reduzidos, da redução de tarefas inúteis e da manutenção do
foco nos negócios. A possibilidade do funcionário terceirizar seus
problemas, sem qualquer distinção entre problemas relacionados ao
trabalho ou à vida pessoal, faz com que o tempo do profissional seja
melhor aproveitado, e garante que profissionais de alto custo estejam
focados no que realmente importa para a empresa, e para suas vidas.
Por Alexandre Borin – Diretor Executivo
Fonte: Boletim SAESP n° 15
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