domingo, 28 de outubro de 2012
O ambiente da empresa é o reflexo do comportamento do Líder
Irei listar alguns ambientes comuns nas empresas e que refletem o comportamento de um Líder disfuncional, ou melhor, aquele que ainda lidera baseado em pressupostos ultrapassados e crenças de liderança que funcionaram no passado mas não funcionam mais nos dias atuais.
Empresa “PAISAGEM” - ambiente tenso, onde as pessoas não levantam a cabeça e nem tiram os olhos do computador para olhar para você que está passando entre eles pelo corredor , pouco sorriem, sequer percebem a sua presença.Ninguém se mexe ou arrisca olhar para os lados. Ambiente parece uma foto , uma paisagem num quadro na parede, imóvel, sem vida.
Empresa “DOENTE” - essa empresa vive tendo os colaboradores afastados das suas atividades por várias razões de saúde. Isso demonstra que o clima é péssimo, pesado , suas opiniões não são respeitadas, existe o joguinho político, quem agrada o líder fica na empresa e tem o emprego assegurado, quem não agrada não tem oportunidades e é desligado, ou vai para o “ freezer” .
Empresa “ AQUI É ASSIM MESMO”- neste caso , temos várias pessoas conformadas, desistiram de lutar, de dar a sua opinião e sempre estão dizendo que já tentaram de tudo , mas o líder nunca acata às suas ideias, opiniões e sugestões, então preferem silenciar e “ ir levando” até arrumar um emprego melhor.
Empresa “ O CHEFE CHEGOU” – chega a ser engraçada, pois, se o Líder não está na empresa, todos trabalham com ânimo, alegres, relaxados. Mas quando o Líder chega é uma correria que me lembra uma cena do filme O DIABO VESTE PRADA. Todos estão mais preocupados em agradar o chefe do que em pensar no cliente e nos resultados.
Empresa “ TURMINHA” – o esforço é estarem todos juntos em festas, baladas, sempre existem eventos sociais organizados pelos próprios colaboradores e o tema central das conversas é o clima pesado na empresa e eles precisam se unir para relaxar. Aliás, muito comum as confrarias , grupinhos de apoio, restando às pessoas se unirem e umas consolarem às outras dadas as circunstâncias do ambiente empresarial “pesado”.
Empresa “ QUEM É O CULPADO” – neste ambiente o clima é de “ caça às bruxas”. O foco é pegar alguém fazendo ou falando algo errado contra a empresa e aproveitar para usar a premissa da “ delação premiada” ao chefe e ficar “ bem na fita “ e quem sabe até ter uma promoçãozinha à vista. Uns temem aos outros, o clima é de rivalidade e de uma verdadeira maratona competitiva onde os valores usados são pouco virtuosos.O que vale é ficar bem com o chefe nem que tenha que pisar e destruir quem estiver por perto. A ciumeira e a inveja é geral. Fofoca faz parte da comunidade.Todo dia tem uma novidade nas rodinhas.
Empresa “MELINDRE” – neste caso , os feedbacks negativos são diários, nada que você faz está bom, não tem nenhum elogio ou reconhecimento, é bronca a toda hora, não importa o quanto você se esforce , sempre receberá “pontos negativos” pelo seu trabalho.Mas e quando alguém faz um trabalho surpreendente, superando expectativas? Silêncio absoluto, nada de elogio , afinal o Líder sempre diz: “ não fez mais do que a sua obrigação. O que resulta é uma equipe extremamente sensível a qualquer tipo de comentário.Qualquer coisa que você diga, mesmo que seja um feedback para melhorar , todos entenderão como crítica e já iniciarão suas defesas, justificativas, negação.
Empresa “CINDERELA” – assim como no desenho, onde a Cinderela é aquela que é mal tratada pela madrasta e pelas irmãs e fica limpando a casa e não pode participar de festas e demais regalias, muitas empresas sempre oferecem a seus melhores colaboradores as piores tarefas, pois, sabem que eles irão fazer e cumprir .O líder acaba agindo sempre assim, sem nunca lembrar de dar oportunidades para que este colaborador “cinderela” possa também “ tocar o piano “ participar da festa em vez de sempre ter que “empurrar ou consertar o piano”.
Queremos a Empresa “FELIZ” – a produtividade anda em alta, as pessoas trabalham por um propósito e sabem exatamente o que esperam delas e por isso , dão o seu melhor. são tratados como adultos e não vigiados e controlados como adolescentes. São focados em resultados e podem trabalhar em casa, na empresa e organizar seu próprio dia, pois, o que importa não são as horas trabalhadas e sim os resultados. Estão entre as 100 melhores empresas para se trabalhar e ninguém quer sair. Atrai os maiores talentos e a diversidade de opiniões é bem vinda e respeitada. Ninguém tem medo do líder, pois, ele é um LÍDER PREMIUM, resultados com as pessoas.
E agora é com você decidir que ambiente você quer na sua empresa ou em que ambiente você quer trabalhar. E se encontrar algum ambiente disfuncional, doente , por favor, cure-o, faça alguma coisa, pois, precisamos de empresas e Líderes de sucesso num ambiente saudável e próspero para todos.
Marynes Pereira | Publicado em: 24/08/2012, no site: www.qualidadebrasil.com.br
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário