terça-feira, 1 de dezembro de 2009

A Formação do Líder XIII


Tornar-se Pessoa

A vida, no que tem de melhor, é um processo que flui, que se altera e onde nada está fixado. Ela é mais rica e mais fecunda quando aparece como um processo. Quando me deixo levar pelo fluir da minha experiência, que me arrasta para a frente, é então que me sinto melhor. Vagando assim ao sabor das correntes complexas da minha experiência, tentando compreender a sua complexidade em permanente alteração, torna-se evidente que não existem pontos fixos. Quando consigo abandonar-me inteiramente a esse processo, é claro que não pode haver para mim nenhum sistema fechado de crenças, nenhum campo imutável de princípios a me agarrar. A vida é orientada por uma compreensão e por uma interpretação variáveis da minha experiência.

É possível, então, ver claramente porque existe filosofia, crença ou princípios que eu possa encorajar ou persuadir os outros a terem ou a alcançarem. Não posso fazer mais do que tentar viver segundo a minha própria interpretação da presente significação da minha experiência, e tentar dar aos outros a permissão e a liberdade de desenvolverem a sua própria liberdade interior, para que possam atingir uma interpretação significativa de sua própria experiência.

Pesquisa: Carl R.Rogers

Nenhum comentário:

Postar um comentário