quarta-feira, 5 de maio de 2010

A formação do Líder LXIX


O ambiente

Seja mais rápido!

= continuação =

As empresas parecem seguir ciclos de vida previsíveis. Quando são criadas, a grande prioridade das novas empresas é chegar ao mercado o mais cedo possível. Em um ambiente desses, a burocracia pode não se consolidar. Mas quando começam a crescer e fortalecem a sua posição no mercado, a prioridade começa a se deslocar da agilidade para o controle; da iniciativa para o gerenciamento; da vontade de vencer para a necessidade de conservar o que foi conquistado. Começamos a criar camadas de gerenciamento para padronizar a tomada de decisão e controlar esse crescimento e o que se consegue é tirar a agilidade.
A burocracia distrai e afasta os melhores talentos da atividade produtiva. Ela beneficia as pessoas que exercem controle e não aquelas que realmente trabalham. Ela estrangula o crescimento da produtividade.
Se você não for rápido, não poderá vencer. Você tem de colocar os produtos no mercado e reagir às necessidades do cliente com mais velocidade. Você precisa ser mais ágil no processo de decisão. E porque a velocidade é tão importante? Porque você vive em um mundo competitivo, tem de desenvolver o produto na hora certa, para a pessoa certa, no lugar certo e com o máximo de rapidez.

Nenhum comentário:

Postar um comentário