segunda-feira, 17 de maio de 2010

A formação do Líder LXXII


O ambiente

Velocidade, simplicidade e autoconfiança

Para que uma empresa seja mais ágil, mais produtiva e mais competitiva é necessário liberar a energia, a inteligência, a sensibilidade, a coragem, a autoconfiança do trabalhador.
Velocidade é o que acontece quando as pessoas tomam decisões em minutos, diretamente, dispensando meses de trabalho das equipes e a produção de toneladas de papel.
Simplicidade pode ser um processo limpo e funcional, com poucos componentes, ou julgar um processo não pelo seu grau de sofisticação, mas pela facilidade com que será compreendido pelas pessoas que trabalharão nele. Em Marketing significa mensagens claras e propostas objetivas para os consumidores individuais e empresariais. Já no nível intelectual e interpessoal, ela assume a forma de um discurso claro e direto: HONESTO!
A autoconfiança jamais será uma característica das pessoas que são apenas mais um componente da burocracia, cuja autoridade será exercida em função de um título. A burocracia tem pânico da velocidade e odeia a simplicidade. Estimula o egoísmo, a intriga, algumas vezes a irracionalidade. Uma empresa não pode distribuir autoconfiança. Mas ela pode criar um ambiente propício para o sonho, o risco e a vitória e, consequentemente a autoconfiança
.

Nenhum comentário:

Postar um comentário