quinta-feira, 20 de maio de 2010

A formação do Líder LXXIII


O ambiente

CONCLUSÃO!

Podemos desenvolver uma ética do trabalho que valorize as nossas forças, que desencadeie e libere a impressionante energia produtiva que sabemos existir em nossos trabalhadores. Se conseguirmos fazer que as pessoas vejam que o que fazem é importante, já é um grande passo; se os líderes empresariais tiverem autoconfiança para liberar as pessoas – para criar um ambiente em que cada homem e cada mulher que trabalhe na empresa possam perceber uma clara conexão entre o que fazem o dia todo, todos os dias, e a vitória ou a derrota no mundo real – poderemos nos tornar muito mais produtivos do que jamais sonhamos ser – certamente teremos muito mais condições do que nossos concorrentes, que em sua grande maioria são impelidos por culturas que fazem que seja virtualmente impossível liberar e dotar seus funcionários de poder de decisão.
Se desejamos que todos os nossos funcionários, em todos os níveis, vençam em um mundo em constante mutação, devemos oferecer a eles todas as condições e ferramentas de que necessitam.
O dever de todos é padronizar o edifício e derrubar as paredes. Se fizermos isso, estaremos criando um ambiente que permitirá que um número muito maior de pessoas traga as idéias de que uma empresa precisa para se desenvolver.
Nem todas as idéias são aproveitadas de imediato. Não se produz uma inovação da noite para o dia. Uma idéia é um sistema contábil livre de erros. É uma idéia que requer um período de maturação, para, em seguida, servir para alguma coisa. Todo mundo pode contribuir. As pessoas que realizam o trabalho, em geral, têm melhores idéias do que as que passam o dia inteiro trancadas dentro do escritório. Mas, elas precisam ser tratadas com respeito, com dignidade.
É necessário a participação de todos. A única solução é conseguir mais e melhores idéias de cada uma das pessoas. E só podemos iniciar esse processo depois que colocarmos todos os números na mesa ... abrirmos todos os livros ... discutirmos todas as opções ... e então, que todas as pessoas se mobilizem em direção à vitória!


Pesquisa realizada em Robert Slater

Nenhum comentário:

Postar um comentário