sexta-feira, 1 de junho de 2012

Como analisar e monitorar o ambiente?


Para se realizar uma análise e monitoramento do ambiente, é fundamental que sejam traçados alguns pontos importantes tais como:

    Indicar com uma maior precisão a amplitude do ambiente a ser analisado e os fins realizados.

    Tem – se como referência o negócio, a missão e os princípios empresariais.

O negócio deverá por si fixar os limites do ambiente ao passo que a missão e os principio orientam a concentração da analise, tendo em foco a imagem e o essencial.

    Ter consciência do alcance que pretende oferecer a analise, delimitando a variável temporal ou horizontal do plano estratégico.

    Fixe os instrumentos de analise a serem aproveitados.

    Tirar proveito de pesquisas quantitativas, gráficos de tendências e de pesquisas qualitativas, principalmente no que diz respeito a opiniões de especialistas do setor.

Defina o que analisar no ambiente:

    Quem é o nosso cliente?

    Quem são, efetivamente, os nossos concorrentes?

    Quem são os nossos públicos relevantes?

    Como funciona a cadeia de agregação de valor da nossa empresa?

    Quais são as nossas competências competitivas?

    Quais são as previsões e as tendências desse ambiente em relação ao nosso segmento empresarial?


Curta o Administradores no Facebook e siga os nossos posts no @admnews.
As opiniões veiculadas nos artigos de colunistas e membros não refletem necessariamente a opinião do Administradores.com.br., publicado em 23 de maio de 2012.

Nenhum comentário:

Postar um comentário