sexta-feira, 15 de junho de 2012

Quais as Características de Um Líder Servidor No Século XXI?


O líder do passado era mais conhecido como aquele que mandava e os subordinados que tivessem juízo tratavam logo em obedecer.
Felizmente este tipo de liderança está ficando cada vez mais extinto, pois o líder destes novos tempos que busca a excelência em sua profissão precisa aprender a liderar a cada novo dia.
“Qualquer desafio que enfrentamos não é tão importante quanto nossa atitude frente a ele, pois é ela que determina nosso sucesso ou derrota.” – Norman Vicent Peale
Sabemos que liderar não é algo fácil, porém, com dedicação e uma forte determinação o líder moderno pode conseguir resultados extraordinários.
E nos tempos atuais estamos ouvindo muito sobre o líder servidor, inclusive livros novos que abordam este tema estão chegando às livrarias do mundo inteiro, todos querendo explicar e incentivar o líder moderno a servir mais, ou seja, participar mais das decisões. 
Mas afinal de contas quem é o Líder Servidor que tanto se fala hoje em dia?
É aquele que tem mente aberta para quebrar paradigmas.
É aquele que sabe conquistar a confiança de todos os seus colaboradores diretos e indiretos.
É aquele que serve aos seus comandados.
É aquele que assume a responsabilidade do grupo.
É aquele que é positivamente sensível para engajar toda a equipe nos mais diferentes desafios.
É aquele que não se esconde quando a “bomba” estar perto de estourar, pelo contrário, é o primeiro a tomar atitudes cabíveis.
É aquele que se fortalece cada vez que um problema-desafio é superado.
É aquele que sabe cobrar dos seus pares com inteligência e dinamismo.
É aquele que desenvolve um dom especial de inspirar toda equipe para enfrentar os mais variados obstáculos.
É bom saber que todas essas características de um líder Servidor não se constrói da noite para o dia, mas sim, dia-a-dia com perseverança, trabalho duro, paz de espírito e muita ousadia.  
Um outro detalhe muito importante a considerar é que o líder servidor precisa aprender e a desaprender para aprender novas maneiras de liderar.
Melhor explicando. Com as constantes mudanças no mundo corporativo o líder que não estiver aberto a essas “transformações”, que estão ocorrendo o tempo todo, na certa, suas decisões no momento que forem aplicadas já estarão obsoletas e não servirá mais.
Então você que é gerente, diretor, supervisor, coordenador, ou lidera algum departamento da sua empresa, comece a desenvolver um novo jeito de liderar com 
mais empatia, 
mais harmonia, 
mais sabedoria, 
mais humilde, 
mais coerência 
E acima de tudo desenvolva uma auto-motivação fora do comum para você não desanimar diante dos inúmeros obstáculos que você encontrar no dia-a-dia. 
O líder do passado era mais conhecido como aquele que mandava e os subordinados que tivessem juízo tratavam logo em obedecer.
 Felizmente este tipo de liderança está ficando cada vez mais extinto, pois o líder destes novos tempos que busca a excelência em sua profissão precisa aprender a liderar a cada novo dia.
“Qualquer desafio que enfrentamos não é tão importante quanto nossa atitude frente a ele, pois é ela que determina nosso sucesso ou derrota.” – Norman Vicent Peale 
Sabemos que liderar não é algo fácil, porém, com dedicação e uma forte determinação o líder moderno pode conseguir resultados extraordinários.
 E nos tempos atuais estamos ouvindo muito sobre o líder servidor, inclusive livros novos que abordam este tema estão chegando às livrarias do mundo inteiro, todos querendo explicar e incentivar o líder moderno a servir mais, ou seja, participar mais das decisões.  Mas afinal de contas quem é o Líder Servidor que tanto se fala hoje em dia?
  • É aquele que tem mente aberta para quebrar paradigmas.
  • É aquele que sabe conquistar a confiança de todos os seus colaboradores diretos e indiretos.
  • É aquele que serve aos seus comandados.É aquele que assume a responsabilidade do grupo.
  • É aquele que é positivamente sensível para engajar toda a equipe nos mais diferentes desafios.
  • É aquele que não se esconde quando a “bomba” estar perto de estourar, pelo contrário, é o primeiro a tomar atitudes cabíveis.
  • É aquele que se fortalece cada vez que um problema-desafio é superado.
  • É aquele que sabe cobrar dos seus pares com inteligência e dinamismo.
  • É aquele que desenvolve um dom especial de inspirar toda equipe para enfrentar os mais variados obstáculos.

É bom saber que todas essas características de um líder Servidor não se constrói da noite para o dia, mas sim, dia-a-dia com perseverança, trabalho duro, paz de espírito e muita ousadia. 
Um outro detalhe muito importante a considerar é que o líder servidor precisa aprender e a desaprender para aprender novas maneiras de liderar.
 Melhor explicando. Com as constantes mudanças no mundo corporativo o líder que não estiver aberto a essas “transformações”, que estão ocorrendo o tempo todo, na certa, suas decisões no momento que forem aplicadas já estarão obsoletas e não servirá mais. Então você que é gerente, diretor, supervisor, coordenador, ou lidera algum departamento da sua empresa, comece a desenvolver um novo jeito de liderar com 
mais empatia, mais harmonia, mais sabedoria, mais humilde, mais coerência E acima de tudo desenvolva uma auto-motivação fora do comum para você não desanimar diante dos inúmeros obstáculos que você encontrar no dia-a-dia. 


Colunista: Eugênio Sales Queiroz  |  Publicado em: 07/06/2012 no portal: www.qualidadebrasil.com.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário