sábado, 18 de julho de 2009

Comentário sobre o Administrador e o Líder

Tenho tentado colocar comentários nos seus blogs mas eles não aparecem, então estou lhe mandando um e-mail com meus comentários. Se você quiser pode colocá-lo no blog de Administração.
Esse é um assunto que me corrói: Administração.
Isso porque eu fiz faculdade e trabalho com isso há 35 anos.
Na sua última postagem começa o artigo afirmando que o Administrador precisa ser líder mas o líder não precisa ser O Administrador.
Esse O é importantíssimo e nem sei se o autor observou isso. Senão seria o mesmo que dizer: A Medicina é o ofício do Médico, mas o Médico não precisa entender de Medicina....seria estranhíssimo...
O texto leva a outro fato. Liderar sem Administrar se chama Política e isso se tornou, no Brasil, com a era Lula, o jeito de ficar o tempo todo tentando falar...falar... o que se tem que fazer...sem saber como fazer...
Política deveria ser algo temporário, o suficiente para se colocar as pessoas certas nos lugares certos sob as regras da modernidade, ou seja, a Democracia.
Isso feito, nada se realizará sem o Adminstrador. Por isso temos no sistema Presidencialista a figura do Parlamentar (Câmara e Senado) que falam...falam.... e a figura do Presidente, executivo.
Como pode o presidente ser líder e não saber Administrar?
Aí gera minha indignação sobre a “ignorância” das pessoas sobre Administração, como se isso fosse só colocar as coisas no lugar. É por aí que um sujeito abre uma empresa e acha que pode sozinho cuidar dela e acaba em apuros.
O nosso amigo JJAyres vive batendo na tecla do Parlamentarismo. Nele o Lula se encaixaria muito bem, pois a figura do Presidente é meramente Política, por força das regras. Aí sim seria um Líder. E o Primeiro Ministro é o Executivo, o Administrador. Então temos duas pessoas para cumprir a função de o Estado funcionar.
Eu saí do Seminário quando estava no 2º. Ano de Administração (PUCC, na época) e fui trabalhar na GE equipamentos pesados, em Campinas. Fui estagiário em Administração, na fábrica toda, e depois efetivado em um setor staff da diretoria. E lá tudo funcionava porque tudo estava no seu lugar. Construir enormes locomotivas, enormes transformadores para hidrelétrica bem como turbinas era algo monstruoso, mas tudo acontecia.
Ao me enfronhar em como tudo funcionava aprendi técnicas apuradas de Administração, só para ilustrar, Organogramas, Fluxogramas, Cronogramas, PERT-CPM, etc como exemplos mais simples. Olhar um desses trabalhos é como o especialista que olha para um raio-x, que você não vê nada, e enxergar o funcionamento, normal ou anormal.
Então, o Administrador é sim um líder técnico, para quem sabe o que são as ferramentas ditas acima. As pessoas, segundo a Filosofia do “..eu acho...” estão contaminadas apenas pelo conceito Político.
Por que há tantos problemas na Segurança? Na Saúde? No Transporte (veja a incompetência Ferroviária), etc,etc.
Para liderar soluções efetivas para tudo isso o Executivo tem que além de Liderança, ter competência técnica e isso se chama Administração, e isso não é adquirido através de votos democráticos e nem delegado a baixo escalão.
Classe Administrativa! Erguei-vos pela vossa honra!

Nenhum comentário:

Postar um comentário