sexta-feira, 10 de julho de 2009

Liderar é preciso!

Não basta administrar!

O gestor precisa ser um líder, capaz de mobilizar sua equipe e de dar condições para que ela se desenvolva e chegue aos resultados esperados.
Para isso, precisa identificar aspectos essenciais da complexidade humana nas situações de trabalho, aumentar a consciência coletiva da importância dos relacionamentos na empresa e contribuir para desenvolver novas competências humanas e organizacionais adequadas ao mundo em permanente mudança.
O administrador deve levantar as necessidades de aprimoramento de sua equipe e estabelecer com ela os planos para esse desenvolvimento. Mas, para isso, é preciso ter disposição para ouvir as pessoas que estão em contato com o mercado, ou seja, a equipe.
O administrador precisa também assumir atitudes de compromisso e compartilhamento da gestão, além de favorecer inovações, proporcionar a aproximação entre níveis gerenciais e reconhecer valores individuais e grupais.
Sem esquecer de gerir o clima organizacional para melhorar o índice de satisfação dos funcionários e facilitar o seu engajamento nas políticas de atuação no mercado e obtenção de resultados definidos pela Organização.
Trabalhar em um bom ambiente é fundamental para a equipe contribuir para uma produtividade duradoura. Um clima satisfatório reflete nos resultados da empresa e na qualidade de vida do funcionário.
Ufa!
O gestor moderno necessita possuir muitas habilidades.
Algumas habilidades podem ser consideradas traços da personalidade ou ser adquiridas com a experiência, mas a grande maioria pode ser desenvolvida com treinamento.
Tudo isso para contribuir com um ambiente em que seja possível a satisfação e o comprometimento.

Nenhum comentário:

Postar um comentário