sábado, 4 de julho de 2009

Por uma Administração Sustentável

ADMINISTRAÇÃO Á LUZ DA SUSTENTABILIDADE

Colocando em termos simples, sustentabilidade é prover o melhor para as pessoas e para o ambiente, tanto agora como para um futuro indefinido.
Isso é muito parecido com a filosofia dos nativos dos Estados Unidos, que diziam que seus líderes deviam sempre considerar os efeitos das suas ações nos seus dependentes após sete gerações futuras.
A Gestão Sustentável é uma capacidade para dirigir o curso de uma empresa, comunidade ou país por vias que valorizam, recuperam todas as formas de capital, humano, natural e financeiro de modo a gerar valor ao Stakeholders (Lucro).
A Gestão deve ser vista sempre como um processo evolutivo de trabalho e gestão e não somente como um projeto com início, meio e fim. Se não for conduzida com esta visão, a tendência de se tornar um modismo dentro da empresa ou do país e logo ser esquecida ao sinal de um primeiro tropeço é grande. Muitos esforços e investimentos têm sido gastos sem o retorno esperado..
Se pensarmos que 10% de tudo o que é extraído do planeta pela Indústria (em peso) é que se torna produto útil e o restante é resíduo, torna-se urgente uma Gestão Sustentável que nos leve a um consumo sustentável e também minimizar a utilização de recursos naturais e materiais tóxicos.
Pois, segundo o professor e presidente da Comissão de BioEnergia do Estado de São Paulo, José Goldenberg, se continuarmos consumindo os recursos nesta velocidade, daqui há 50 anos serão necessários dois planetas Terra para manter a humanidade.
O desenvolvimento sustentável não é ambientalismo nem apenas ambiente, mas sim um processo de equilíbrio entre os objetos econômicos, financeiros, ambientais e sociais.
Neste momento é criada uma grande oportunidade aos Administradores na liderança de projetos sustentáveis nas empresas que, cada vez mais buscam profissionais para o desenvolvimento de ações que aumentem a qualidade durante o processo produtivo, bem como tragam melhorias no relacionamento com a sociedade, de forma mais consciente, sem agredir nossos recursos naturais.
A Administração Sustentável é uma questão de sobrevivência da Humanidade.

Adm.Walter Sigollo (8094) – Presidente do CRA-SP
Publicado na revista Administrador Profissional nº 275, de maio/2009.

Nenhum comentário:

Postar um comentário