quinta-feira, 16 de julho de 2009

O Administrador Socialmente Responsável

Aquecimento Global e Energia Solar


Achar que os chineses, indianos e brasileiros irão reduzir sua vontade de serem ricos, só para acalmar os ecologistas americanos que vão de seminário para seminário de avião, treinam nas esteiras de seus hotéis, fazem dieta porque são em média 30% acima de seu peso, é uma das maiores hipocrisias da história dos movimentos sociais.
Infelizmente, muitos intelectuais brasileiros aderem às ideias contagiantes norte-americanas sem pestanejar, sem ao menos exigir que os americanos e europeus recriem as suas florestas temperadas, antes de saírem defendendo a floresta tropical.
Eu vou resumir o que penso em 4 parágrafos.
1. Os gastos de energia irão aumentar, e é nossa função como administradores sociais, atender aos anseios dos mais pobres, de terem a mesma qualidade de vida que o americano e europeu médio, e o intelectual brasileiro tem.
2. Em vez de lutar pelo "consumo consciente", redução do crescimento do PIB, nossa missão é gerar fontes de energia que não emitam carbono. Quanto mais energia limpa gerarmos, mais energia teremos para usar inclusive para retirar o carbono que os americanos, europeus e estes intelectuais já despejaram na atmosfera.
3. A energia mais limpa é a energia nuclear. É a usina de fusão, a mais violenta e poderosa fonte que existe, e que está funcionando há mais de bilhões de anos. O sol.
4. Os 722 quatrilhões de BTUs que precisamos, é uma fração de energia que recebemos do sol, 1% da área da terra com coletores solares seria suficiente, e tenho certeza que empresas irão suprir esta tecnologia mais cedo do que se imagina.
"Algo será feito", não por políticos, sociólogos, economistas ambientais, mas por administradores socialmente responsáveis, que trabalham em vez de darem palestras alarmistas.
Empresas alemãs, entre as quais a Siemens, que já inventou um coletor que converte 45% da energia solar por faixa de cor, estão criando a Desertec, que deverá alimentar a Europa com energia solar em 10 anos.
Enquanto a mesma turma de catastrofistas sai gerando pânico entre crianças sem mostrar soluções, as "corporações", os odiados "executivos de empresas com seus MBA's", o capitalismo "selvagem" é que se coloca a serviço da população mais pobre que quer ter o mesmo padrão de consumo que os intelectuais, que se opõem.
Joãozinho Trinta tinha razão.

This item is from "Stephen Kanitz"

Nenhum comentário:

Postar um comentário