sábado, 5 de dezembro de 2009

A formação do Líder XVII


O Grupo

Elas sabem que dificilmente o homem sobreviverá no completo exílio de seus grupos. Não há linguagem sem sociedade. Não há comunicação e, portanto, nenhum fato, atitude ou aptidão que aprendemos através da comunicação. Assim, as sociedades são os meios essenciais em que todas as pessoas devem viver.

Isso é verdadeiro tanto em relação às formas de vida humana como às outras. Os homens em proximidade espacial e contato social com outros homens geram formas sociais, que limitam e definem as relações que têm lugar entre nós.

Nossa complexa sociedade inclui um vasto território e milhões de pessoas de diferentes raças e nacionalidades. Percebemos a sua divisão em inúmeros agrupamentos, cidades e vilas, e sua abundância de diferentes metas, valores e costumes. Sabemos que possui uma organização e um conteúdo cultural, vinculando tudo numa unidade singular com vistas às principais metas da existência.

Reconhecemos igualmente as sociedades simples que consistem em agrupamentos de pessoas vivendo quase que completamente daquilo que a natureza lhes oferece. Suas ferramentas e armas são limitadas, seus lugares de residência estão mudando constantemente, seus valores estão centrados no provimento de suas necessidades cotidianas de alimento, vestuário e abrigo. Entretanto, também possuem uma organização que as articula numa unidade funcional, tendo em vista os seus interesses e as metas da sua existência.

Nenhum comentário:

Postar um comentário