quinta-feira, 10 de dezembro de 2009

A formação do Líder XXII


Espírito de Equipe

Espírito de equipe lembra certas qualidades intangíveis, todas elas associadas a comportamentos inter-pessoais e atitudes em relação aos colegas, que caracterizam o grupo como organismo. Algumas dessas qualidades são a lealdade, o apoio mútuo, o cumprimento dos compromissos assumidos com o grupo e a percepção que já foi definida como um sentimento de pertencer a uma identidade coletiva. Essas qualidades poderiam ser resumidas numa outra expressão: solidariedade orgânica.

A coesão pode dever-se a motivações puramente mecânicas ou ideológicas, que agregam o grupo em torno de objetivos profissionais ou interesses momentâneos. Entretanto, a solidariedade orgânica vai além disso: essa propriedade do grupo possibilita defini-lo como uma entidade cujas partes são psicológicas e moralmente interdependentes. Além disso, cada membro do grupo tem consciência dessa qualidade coletiva.

Algumas propriedades podem nos dar uma idéia da tendência do grupo em relação aos fatores determinantes do Espírito de Equipe:

- Sentimento de interdependência e confiança mútua;

- As informações importantes para o trabalho são comunicadas;

- As oportunidades que surgem são compartilhadas igualmente;

- Existe em cada um a preocupação com o bem estar dos demais;

- As decisões importantes são acatadas por todos e defendidas externamente;

- Existe uma tendência a cada membro referir-se ao grupo como “nós” e não como “eu” ou “eles”.


Nenhum comentário:

Postar um comentário