sábado, 12 de dezembro de 2009

A formação do Líder XXIV




Técnicas de desenvolvimento de equipes

Definir um padrão de comportamento

Naturalmente, as pessoas que trabalham juntas tendem a criar regras de convivência coletiva, que deverão ser obedecidas por todos, sejam formais ou informais. É importante o responsável institucional assumir seu papel de líder para orientar a equipe para assumir padrões de comportamento adequados à organização, sem perder de vista as necessidades próprias e individuais de seus integrantes enquanto pessoas.

Valorizar a experiência e a inovação

Toda equipe, trabalhando unida durante muito tempo, adquire elevado grau de especialização e conhecimento que não podem ser desprezados. Essa experiência tanto deve ser usada para reforçar os acertos da equipe, quanto para corrigir seus eventuais erros. Por outro lado, não pode significar um aprisionamento das pessoas em questões arraigadas e intocáveis. É necessário que sirva de base às inovações, no aprimoramento dos serviços e na execução das tarefas.

Identificar pontos fortes e pontos fracos

Os valores e fraquezas identificados devem ter tratamento aberto, sem constrangimentos. O desenvolvimento de uma equipe requer de seus membros a capacidade de fazer e receber críticas sobre o seu desempenho.

Nenhum comentário:

Postar um comentário