segunda-feira, 21 de dezembro de 2009

A formação do Líder XXVIII


A Liderança

A influência do gestor sobre seus subordinados é exercida através de certos padrões, ou estilos de comportamento, que constituem os chamados Estilos Gerenciais.

Estilo gerencial – É a forma através da qual o gestor exerce a liderança, no intuito de direcionar suas ações. É a expressão dos valores, atitudes e concepções, parcialmente conscientes, que o gestor manifesta no ato de liderar.

Autoridade – É a licença formal outorgada a alguém no exercício de um cargo ou função de comando, para exercer o poder de tomar decisões que condicionem o comportamento de outros. É uma relação entre dois indivíduos, um superior outro subordinado. O primeiro delimita e transmite as decisões na expectativa de que elas serão aceitas (e seguidas) pelo subordinado, que por seu turno, espera tais decisões e pauta sua conduto por elas.

Influência – Constitui a base da liderança. Alguém pode influenciar outro alguém com diversos graus de intensidade. A intensidade da influência é a resultante do diferencial do poder existente entre os dois membros da relação. A influência pode ser exercida por várias ações, que descreveremos nas postagens seguintes.

Nenhum comentário:

Postar um comentário