sábado, 26 de dezembro de 2009

A formação do Líder XXIX

A Liderança

Ações mais utilizadas no exercício da Influência do Gestor sobre o subordinado:

Informar – Compreende a transmissão impessoal, neutra, de informes de uma a outra pessoa, ou pessoas, seja através de meios diretos (verbais e não verbais) ou indiretos (telecomunicação, escrita). Não há a intenção de indução ou alteração de comportamento do receptor pelo transmissor. Não constitui um ato de liderança.

Alertar – É a intenção de chamar a atenção para algum evento, situação, problema ou fato. As informações são transmitidas de modo seletivo com vistas a alterar o estado ou o comportamento do receptor. Há pessoas muito argutas, que ao perceberem o “ponto fraco” de outrem usam esse tipo de influência com extremo requinte, deixando no receptor a impressão de que nada fizeram para induzi-lo.

Sugerir – O influenciador está se tornando mais presente, porém deixa uma grande margem de manobra para o receptor escapar de sua indução. Estabelece-se uma relação de liderança mais forte que a anterior, porém ainda suave o suficiente para o receptor sentir-se muito à vontade para fazer o que julgar mais acertado.

Persuadir – Envolve maior ênfase por parte do influenciador do que a sugestão. Quando o influenciado reage negativamente à sua idéia, o influenciador volta a reafirmar sua posição, ora acrescentando novas vantagens, ora alternando a forma de apresentá-la; só desistirá de seu intento se a argumentação do seu interlocutor for mais consistente que a sua. A persuasão é um processo bastante racional, porém leva em seu bojo uma dose de envolvimento emocional de ambas as partes.







Nenhum comentário:

Postar um comentário