quinta-feira, 17 de dezembro de 2009

A formação do Líder XXVII


A Liderança

A situação de liderança decorre do maior poder de influência de um dos participantes de uma relação. É impossível conceber-se um líder sem o liderado. Entretanto, alguém pode ser líder numa relação e liderado em outra.

Nas empresas a liderança expressa-se tanto nas relações informais, quanto nas relações formais. Neste caso, constitui especificamente as relações de autoridade manifestadas através das funções que compõem o papel gerencial. Dois gestores com autoridades equivalentes podem exercer diferentes graus de influência em liderança sobre seus subordinados, obtendo, obviamente, resultados também diferentes.

Isto de deve a que o comportamento organizacional ser muito mais complexo, imprevisível, subjetivo e até mesmo irracional do que se poderia imaginar. Por melhor que se estruture a empresa, cargos e funções e se planeje o trabalho segundo critérios mais técnicos e científicos existentes, será impossível formalizar o comportamento humano, enquadrando-o em leis, normas e regimentos.

Através da liderança, o gestor influencia seus subordinados (e é influenciado por eles), obtendo de sua equipe os resultados almejados, apesar das ideossincrasias, com suas necessidades, valores, percepções, aspirações, objetivos, entre outros fatores.

Nenhum comentário:

Postar um comentário